Petrolina (PE): Mais um caso de crime ambiental; condomínios vinham jogando esgotos no Rio São Francisco

Mais um caso de crime ambiental contra o Rio São Francisco foi identificado pela equipe da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) em Petrolina. A ação ocorreu em parceria com a 3ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania e do Meio Ambiente, dirigida pela promotora Rosane Moreira Cavalcanti. Dessa vez, duas vazões de esgotos que eram lançados indevidamente por condomínios sem qualquer tratamento foram retiradas do rio. Em média, por dia, eram lançados aproximadamente 300 mil litros de efluentes.

De acordo com o diretor-presidente da AMMA, Geraldo Miranda, há oito anos os condomínios vinham jogando esgotos diretamente em duas lagoas naturais que deságuam no São Francisco, graças às diversas fiscalizações, e a essa ação conjunta com o MPPE, o problema foi resolvido. “A solução que encontramos foi que os condomínios construíssem sua própria Estação Elevatória de Esgoto para ser bombeada para a Estação de Tratamento”, explicou.

Geraldo lembrou ainda que a prefeitura tem o projeto Orla Nossa, que transformou as pessoas em fiscais de crimes contra o Velho Chico. “Durante a gestão do prefeito Miguel Coelho diversas situações que estavam na contramão da preservação ambiental foram solucionadas, sendo os responsáveis autuados pelos crimes ambientais”, pontuou.

A AMMA continuará fiscalizando e monitorando o Rio São Francisco. “O Velho Chico é a nossa maior riqueza ambiental, e a Prefeitura de Petrolina está focada em preservar e defender esse patrimônio natural”, finalizou.

Qualquer denúncia referente ao meio ambiente pode ser realizada através do telefone (87) 3866-2779 ou presencialmente na Rua Antônio Padilha, 55, centro, próximo à Casa do Navio.

Fechado para comentários

Veja também

Confira o que abre e fecha no feriado da semana santa em Petrolina (PE)

No comércio, as lojas permanecerão abertas na Quinta-feira Santa e no Sábado de Aleluia, s…