Petrolina (PE): Higiene bucal pode ajudar a prevenir complicações da covid-19, alerta diretora de Saúde Bucal

Em meio à pandemia do novo coronavírus, as medidas de higiene são as principais ferramentas para a prevenção ao vírus. O uso da máscara e a higienização das mãos são as principais recomendações dos órgãos de saúde. Porém, manter uma boa higiene bucal também é uma importante forma de prevenção de doenças nesta pandemia, aliada a todas as outras medidas.

De acordo com a diretora de Saúde Bucal da Atenção Básica, Roberta Teixeira, após a escovação é preciso lavar a escova em água corrente, garantindo a remoção dos resíduos que sobram da escovação, não enxugar na toalha que é utilizada para enxugar as mãos e o rosto, já que o local possui bactérias que podem ser transferidas para a escova dental.

Já para os pacientes que tenham contraído a Covid-19, a diretora reforça que o estado de saúde do paciente pode ser agravado, caso sua higiene bucal não seja feita da maneira correta. “Uma boa higienização da boca pode evitar, principalmente, problemas pulmonares que tornam a doença ainda mais perigosa. É muito importante que façamos a higienização correta da língua e de todos os dentes, mas com cuidado muito especial para os molares, que são aqueles mais próximos da faringe, para evitar a pneumonia por aspiração”, destacou.

Outro alerta é para a troca de escova dental que deve ser feita sempre que uma pessoa estiver se recuperando de alguma infecção, isso ocorre para evitar risco de recontaminação. Além disso, não se pode esquecer da importância do uso de fio dental e enxaguante bucal.

Nesta sexta-feira (14), a Secretaria de Saúde iniciará uma série de capacitações para os dentistas da Atenção Básica e para os profissionais do Hospital de Campanha Monte Carmelo, orientando sobre os cuidados com a saúde bucal dos pacientes, além de reforçar a necessidade da atuação dos odontólogos dentro dos hospitais. (ascom)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Anvisa autoriza importação excepcional da vacina Sputnik V

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu autorização, por meio do Circ…