Petrolina (PE): Em nota, prefeitura diz que tem feito articulações  para intensificar as ações de prevenção à violência contra moradores de rua

A prefeitura de Petrolina (PE), encaminhou nota nesta quinta-feira (21), com o posicionamento da administração municipal diante do aumento da violência contra a população em situação de rua.

Em menos de 30 dias, Petrolina (PE) registrou uma tentativa de homicídio e dois assassinatos dessa população. Uma  das vítimas do assassinato foi identificada como Mauro André dos Santos, de 48 anos. Ele estava com sinais de violência na região da cabeça e seu corpo foi encontrado às margens do Rio São Francisco, em Petrolina (PE), no dia 19 de dezembro de 2021.

A outra vítima de homicídio foi identificada apenas como Fabrícia, morta no último sábado (16), na área central de Petrolina. Já a tentativa de homicídio ocorreu no último dia (06/01), na Rua Barão do Rio Branco, imediações do Mercado Turístico, também no centro de Petrolina (PE).

nota da prefeitura

“A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos lamenta os casos de violência envolvendo pessoas em situação de rua e reforça que as ações da pasta são desenvolvidas no campo da assistência social cabendo às autoridades policiais as medidas cabíveis em situações de assassinato.

A pasta reforça ainda que atua de acordo com o que preconiza o Ministério do Desenvolvimento Social com abordagens às pessoas em situação de rua. Além disso, a pasta tem feito articulações com a rede socioassistencial e saúde para intensificar as ações de prevenção à violência. Apesar de todos os esforços, é fundamental lembrar que as pessoas em situação de rua não podem ser retirados das vias à força o que fere o direito do cidadão de ir e vir.

Destaca-se também as ações do Centro Pop, que é uma das unidades da prefeitura que acolhe pessoas em situação de rua para diversos encaminhamentos como documentação, orientação jurídica, entre outros. Durante a pandemia, a gestão montou ainda um abrigo noturno no Ginásio Osvaldo do Flamengo para acolher esse público. No local, eles podem fazer a higienização pessoal, se alimentar e ter uma noite tranquila de sono”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Covid-19: Fiscalização orienta donos de bares e restaurantes de Petrolina (PE) a cumprirem protocolos sanitários

As forças de segurança pública estão fechando o cerco contra aglomerações em bares, restau…