Petrolina (PE) deve aumentar capacidade de testagem da Covid-19, recomenda Ministério Público

A Justiça de Petrolina (PE), através do Ministério Público recomendou, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa, que a Secretaria de Saúde incremente a capacidade de testagem para casos da Covid-19.

Essa medida vem alinhada à publicação da Recomendação PGJ nº 001/2022, do último dia 11 de fevereiro.

Além de promover aumento nos testes por meio da pactuação com os gestores da saúde do Estado e dos municípios e descentralização dos pontos de testagem, a cidade também deve efetuar a correta alimentação dos sistemas informatizados do SUS, em respeito às Portarias do Ministério da Saúde.

Oo preenchimento adequado das estatísticas nos sistemas de e-SUS e Testa-PE garante a aplicação correta das políticas públicas e a transparência na execução das ações em saúde.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde do MPPE (CAO Saúde), promotor de Justiça Édipo Soares, esclareceu que vem dialogando com Estado e municípios sobre essa problemática, tratando-se de uma distorção que precisa ser urgentemente esclarecida e resolvida pelos municípios, visto que os dados das testagens são muito importantes para a programação e planejamento das ações sanitárias.

Fechado para comentários

Veja também

Veja a previsão do tempo para esse sábado no Sertão do São Francisco

O sábado (18) será de sol em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). As temperaturas variam entre …