Petrolina (PE): Compesa termina obra de esgoto no bairro João de Deus

Duas semanas antes do prazo inicialmente previsto, a Compesa concluiu as obras de revitalização da principal rede coletora do bairro João de Deus, em Petrolina. O trecho da rede, localizado na Avenida Terezinha Campos, é o receptor de todo o esgoto produzido no bairro, que é direcionado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) João de Deus. A obra no bairro João de Deus foi executada em caráter de urgência devido aos danos irreparáveis aos componentes do sistema de esgotamento sanitário do bairro, danificados pelo grande volume de chuvas registradas na cidade no mês de abril. Como o bairro não tem infraestrutura satisfatória, principalmente no tocante à drenagem, as redes coletoras ficaram sobrecarregas com a água da chuva, quando ela deveria ser canalizada para o sistema de drenagem, serviço de atribuição da prefeitura.

As obras foram finalizadas no última sexta (10) e desde então, a Compesa tem feito uma força-tarefa para a limpeza da rede coletora de esgoto das vias do bairro. O mutirão de limpeza também irá atingir os poços de visita, equipamentos que integram o sistema de esgotamento sanitário e que auxiliam nos serviços de manutenção, sejam emergenciais ou preventivos. São 51 quilômetros de rede coletora de esgoto que estavam comprometidos e estão sendo desobstruídos.

“Dobramos o número de trabalhadores na obra para dar celeridade ao cronograma. Agora, a comunidade do João de Deus está com a rede coletora de esgoto totalmente requalificada, com tubulações mais modernas e com novos poços de visita, que devem ajudar a garantir a fluidez na rede”, comemorou o gerente da Unidade de Negócio da Compesa São Francisco, Alex Chaves. O investimento da Compesa na nova rede coletora de esgoto da Avenida Terezinha Campos foi de R$500 mil.

Sobre a reposição dos pavimentos nos pontos onde houve intervenção da Compesa ou nos locais que sofreram danos devido ao extravasamento de esgoto, a equipe da empresa já está fazendo um levantamento de demandas. Assim que o levantamento for concluído, a reposição será programada.

Bom uso do sistema de esgotamento sanitário

A Compesa aproveita para ressaltar alguns cuidados que precisam ser observados para manter o pleno funcionamento de uma rede coletora de esgoto, como evitar jogar lixo e entulhos nas vias; evitar o acúmulo de areia nas ruas para que não seja carregada para as redes de esgoto; evitar ligações de água pluvial na rede de esgoto; não abrir, em hipótese alguma, as tampas de poços de visita. Quando isso não ocorre, surgem pontos de obstrução e, consequentemente, extravasamentos nas vias, situações que prejudicam muito os equipamentos e, principalmente, as pessoas.

Deixe um comentário

Veja também

Pernambuco: PRF prende casal com carro de luxo ilegal e drogas 

Um casal que estava em um carro de luxo blindado com registro de apropriação indébita foi …