Petrolina (PE): Cerca de 900 trabalhadores do  setor cultural do Ciclo Junino serão beneficiadas com auxílio emergencial, afirma prefeito Miguel Coelho

Em coletiva de imprensa  realizada na manhã desta quarta-feira (23), véspera do São João, o  prefeito Miguel Coelho  repercutiu  a aprovação do  Projeto de Lei nº 017/2021 que garante  o Auxílio Emergencial para apoiar financeiramente o setor cultural do Ciclo Junino do Município afetado pela pandemia do coronavírus.  

De acordo com o gestor, o público  beneficiado  será  aproximadamente 900 pessoas, entre elas artistas culturais da tradição junina,  quadrilheiros, sanfoneiros, violeiros, grupos musicais locais da tradição junina,  bandas musicais locais, trabalhadores da tradição junina, garçons e vendedores ambulantes vinculados à Associações ou Entidades representativas de classe. Todos  devem ter trabalhado no São João de Petrolina nos anos de 2018 ou 2019.

Miguel afirmou que este público, que pode variar,  terá que comprovar seu exercício profissional em um dos eventos do calendário junino de Petrolina, e salientou que a prefeitura tem todos os dados cadastrais  para garantir que não haja fraude.

A prefeitura vai conceder um prazo de cerca de 60 dias para que todos as documentações sejam apresentadas na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SEDETUR , com todos os critérios elencados na lei, e assim o público seja beneficiado com a auxílio. “Estamos colocando prazo de quase 60 dias, se a gente for contar de hoje até 15 de agosto. Tem tempo suficiente para todo mundo organizar a sua documentação, até porque não é uma documentação complexa, comprovante de residência,  vigilância sanitária, vínculo da  sua respectiva associação, no caso de grupos musicais, o  contrato de que trabalhou nessas outras edições”, afirmou, acrescentando que todo investimento vai dar cerca de R$ 500 mil.

De acordo com uma trabalhadora  da associação dos barraqueiros, o auxílio chegou numa boa hora “A importância desse auxilio para a categoria é como se fosse um 13º do aposentado. A gente está sofrendo 1 ano e 5 meses sem trabalho. Sem trabalho não há felicidade, não há dignidade.  É gratificante saber que a gente tem um poder público que olha para gente, que respeita nosso trabalho, nossa categoria. Tenha certeza que todos os ambulantes da área de evento só têm agradecer”, assegurou.

A prefeitura deve lançar em breve o edital de Chamamento Público para concessão do Auxílio Emergencial do Ciclo Junino.

Fechado para comentários

Veja também

Desemprego cai em Pernambuco, mas ainda é segundo maior do país, diz IBGE

A taxa de desemprego em Pernambuco apresentou queda no primeiro trimestre de 2024, de acor…