Petrolina (PE): Bebê de 8 meses, com pneumonia, precisa de leito de UTI com urgência; Hospital Dom Malan/IMIP responde

A família da pequena Maria Cecilya Pereira, de oito meses de idade entrou em contato com o Programa Edenevaldo Alves (Petrolina FM), na manhã desta quinta-feira (21), para fazer uma denúncia contra o Hospital Dom Malan/IMIP, em Petrolina (PE).

A tia da menina, Daiana Pereira Lima, disse que a criança deu entrada na unidade hospitalar  no último sábado (16), com um quadro de pneumonia e que de lá pra cá fez drenagem no pulmão,  tomou antibióticos e fez uma tomografia, porém não melhorou. Na terça-feira (19), o médico informou  à família  que  a paciente  precisava  de uma  UTI.

De acordo com a família,  o hospital não tem  esse leito e cogita transferir a menina para outra cidade. Segundo a tia, os pais de Maria Cecilya residem no Projeto Maria Tereza, zona rural de Petrolina (PE), e não aceitam essa condição em virtude das dificuldades financeiras. “Não temos condições. A gente precisa que a UTI  fosse no Dom Malan ou em Juazeiro”, afirmou a tia Daiana, acrescentando que a criança corre risco de vida.

Em nota, o Hospital Dom Malan/IMIP respondeu  a demanda e informou que tem  mantido diálogo permanente com a Central Interestadual de Regulação de Leitos (CRIL) da Rede PEBA para transferência da criança para uma UTI Respiratória.

O Hospital Dom Malan informa que a paciente Maria Cecilya Pereira se encontra no isolamento do Pronto Socorro Infantil (PSI) recebendo todos os cuidados da equipe multidisciplinar do serviço.

Esclarece ainda que tem mantido diálogo permanente com a Central Interestadual de Regulação de Leitos (CRIL) da Rede PEBA para transferência da criança para uma UTI Respiratória, cuidado para o qual o Dom Malan não é referência dentro da rede.

Por fim, o HDM se coloca à disposição da família para qualquer tipo de esclarecimento e reforça que não tem medido esforços para garantir a assistência necessária à paciente“.

da redação com a colaboração do repórter Ivo da Hora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Pernambuco registra, nesta quinta-feira (19), cinco mortes e 115 casos de Covid-19

Pernambuco notificou, nesta quarta-feira (19), cinco mortes por Covid-19 segundo balanço d…