Petrolina (PE): Após reabertura de Matadouro, Vigilância Sanitária vai intensificar fiscalização e exigir comprovante de procedência da carne

Na manhã desta quarta-feira (02), o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), Marcelo Gama, esteve reunido com o diretor de feiras de Petrolina, Tony Galvão. O encontro teve como finalidade o alinhamento das fiscalizações dos estabelecimentos e feiras livres que comercializam carnes no município. Com a programação para reabertura do abatedouro, as fiscalizações sanitárias serão intensificadas para combater a abates clandestinos.

De acordo com Marcelo Gama, durante as fiscalizações serão exigidos os documentos que comprovem a procedência de abate do animal. “Através da direção de feiras do município, a Vigilância Sanitária terá a quantidade de animais a serem abatidos para cada feira. Para comprovação da procedência das carnes, será exigido o Selo de Inspeção Municipal, além da nota fiscal que é fornecida pelo abatedouro. Se houver a constatação de não procedência do abatedouro, as carnes serão apreendidas”, explicou.

As fiscalizações nos mercados, supermercados, frigoríficos, açougues e demais estabelecimentos que comercializem carnes, seguirá os mesmos padrões de documentação. “Além dos documentos para comprovação de certificação da carne, serão inspecionados, os locais de acondicionamento das mesmas, ambiente de armazenamento e exposição. Tudo com o objetivo de certificar e atestar à população consumidora final da carne, que o produto está em perfeitas condições para o consumo humano”, completou o diretor da Vigilância Sanitária, Marcelo Gama.

Em caso de apreensão, as carnes confiscadas serão descartadas no centro de tratamento de resíduos do município e/ou doadas para o 72º Batalhão de Infantaria, para alimentação dos animais do zoológico. As fiscalizações para combater o abate clandestino serão iniciadas a partir da reabertura do abatedouro municipal de Petrolina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Miguel Coelho recebe prefeita de Serra Talhada (PE) e ex-prefeito Luciano Duque

O prefeito Miguel Coelho recepcionou, nesta quinta (22), uma comitiva de gestores de Serra…