Petrolina (PE): Após denuncia do vereador Ronaldo Silva sobre Guardas Civis trabalharem desarmados, Prefeitura emite nota

NOTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA

A Secretaria Municipal de Segurança Pública esclarece que estão sendo dados todos os encaminhamentos necessários para renovação do porte de armamento pelos servidores da Guarda Civil Municipal. Grande parte da corporação seguirá atuando dentro da normalidade.

Apenas alguns profissionais não obtiveram o índice mínimo nos testes de avaliação prática de manuseio de armas de fogo e tiro, que foram realizados no ano passado. Assim, eles deverão ser submetidos a uma nova aferição técnica no mês de abril. Outros guardas que realizaram o nivelamento profissional no final de 2023, aguardam pela regularização da situação mediante o envio e registro das documentações junto a Superintendência da Polícia Federal em Recife pelo Comando da Corporação.

Dessa forma, e considerando a necessidade de agir dentro dos parâmetros legais, bem como salvaguardar a integridade da população, foi determinado pela Secretaria que o Comando da Guarda adotasse as medidas legais cabíveis ao caso, que implicou no recolhimento do armamento funcional dos servidores que se encontravam em situação irregular, pois além das responsabilidades administrativas e penais, o descumprimento dessa normativa poderia levar a rescisão do próprio Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal.

A Secretaria seguirá dando o suporte necessário ao Comando da GCM para mais rápida resolução de todas as pendências a fim de garantir as autorizações necessárias regularização do porte do seu efetivo e ressalta a plena confiança em toda equipe da nossa “Força Azul” que seguirá prestando seus importantes serviço à comunidade petrolinense.

Fechado para comentários

Veja também

Governo de Pernambuco contrata empresa organizadora do concurso da Polícia Científica com 213 vagas

O Governo de Pernambuco anunciou, nesta terça-feira (23), a contratação da empresa AOCP &#…