Petrolina (PE) anuncia novo cronograma de retorno das aulas presenciais na Rede Municipal

A partir da próxima segunda-feira (9), a Rede Municipal de Ensino de Petrolina (PE) vai retomar as aulas presenciais de forma gradativa , nas quatro Escolas de Tempo Integral. Seguindo o cronograma do Protocolo de Retorno das Atividades Escolares,  a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, se planeja desde o ano passado para receber os alunos e assim, retomar a rotina escolar suspensa em virtude da pandemia.

O retorno às aulas presenciais será opcional e híbrido, ou seja, as famílias vão poder decidir se enviam as crianças para as aulas presenciais ou se as mantêm, somente, no ensino remoto. Para isso, a Secretaria disponibilizou um termo de responsabilidade que foi preenchido e assinado pelos responsáveis dos estudantes, autorizando a modalidade de ensino que o aluno participará. As salas de aula funcionarão inicialmente com 50% da capacidade. Para isso, as turmas serão divididas em grupos, que irão revezar a ida às escolas, para garantir o distanciamento de 1 metro em salas ventiladas, e de 2 metros nas que têm pouca ventilação.

D acordo com a Secretaria de Educação, estrutura das escolas foi reforçada com dispensers de álcool e sabonetes, pias e torneiras automáticas, termômetro para aferição de temperatura e tapetes sanitizantes, além disso, as unidades receberam EPIS que serão utilizados pelos funcionários, para prevenção do Covid-19, como face shield, máscaras, luvas e toucas. No caso dos estudantes, cada um vai ganhar duas máscaras e uma garrafa squeze para uso individual. Ao chegar à escola, todos terão as mãos e calçados higienizados, além de passar por aferição de temperatura. Mais de R$ 4 milhões foram investidos para a compra de equipamentos de segurança e manutenção nas escolas, destinados a preparar os espaços para o retorno.

“Estamos respeitando todos os protocolos de biossegurança, colocando à disposição da comunidade escolar os equipamentos necessários para manter o ambiente limpo, organizado, sob uma rotina de entrada e saída com todos os cuidados, visando minimizar qualquer possibilidade de contaminação pelo coronavírus. Um outro desafio para esse retorno das aulas presenciais, será o de recuperar a aprendizagem dentro dos limites que o tempo, e os cuidados de biossegurança permitem, mas estamos esperançosos que tudo dará certo, pois os nossos professores, e toda a equipe, junto com os estudantes vão fazer desse retorno algo muito prudente e seguro”, destacou o secretário de Educação, Cultura e Esportes, Plínio Amorim.

Cronograma de volta as aulas presenciais:

A partir do dia 9 de agosto retomam as aulas nas Escolas de Tempo Integral; no dia 16 de agosto, retornam as turmas dos anos finais (do 6º ao 9º ano). No dia 23 deste mês, será a vez dos alunos do 4º, 5º ano e EJA. No dia 30, as turmas do 1º, 2º e 3º ano. Em 6 de setembro, iniciam todos os estudantes da Educação Infantil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Pernambuco tem 191 casos da Covid-19 e sete óbitos em 24h

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, nesta segunda-feira (27), 191 casos da …