Petrolina é a primeira cidade visitada pelo Gabinete Itinerante do Ministério Público

O Ministério Público de Pernambuco deu início ao Gabinete Itinerante, projeto que pretende dinamizar e democratizar as relações da Procuradoria Geral de Justiça com os membros da instituição que mais próximos estão da população: os promotores de Justiça.

A abertura do Gabinete Itinerante aconteceu na sede das Promotorias de Justiça em Petrolina, no Sertão do São Francisco, com a presença do procurador-geral de Justiça, Francisco Dirceu de Barros, e do chefe de gabinete, Paulo Augusto de Freitas. Participaram da reunião 12 dos 14 promotores que atuam nos sete municípios que integram a 2ª Circunscrição Ministerial.

Durante o encontro, o procurador-geral de Justiça explicou aos colegas do MPPE a intenção do Gabinete Itinerante. “A nossa ideia é aproximar cada vez mais o Ministério Público da sociedade. E isso só será possível se pudermos dar aos promotores de Justiça condições mínimas de trabalho e estrutura, para que eles desempenhem bem o trabalho que as pessoas esperam de nós”, ressaltou Francisco Dirceu.

Vários assuntos entraram na pauta, entre os quais a iniciativa do MPPE de aprofundar o debate sobre o crescimento dos índices de violência no Estado. Francisco Dirceu ouviu dos promotores sugestões sobre a possível criação de uma Vara Criminal Estadual específica para o combate ao crime organizado em conjunto com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

“Estamos colhendo ideias. O que os promotores nos disseram é importantíssimo, uma vez que são eles que estão diretamente empenhados no combate à violência. Vamos detalhar essas ideias em reunião com o governador Paulo Câmara, nesta segunda-feira (20)”, explicou o procurador-geral.

As demandas administratitvas apresentadas pelos promotores serão sistematizadas e avaliadas. “O que a gente puder já atende de imediato. Vamos voltar aqui para prestar contas do que for implantado”, disse Francisco Dirceu.

A programação do Gabinete Itinerante inclui visitas a mais outras 15 cidades, sendo Serra Talhada (Sertão do Pajeú) e Salgueiro (Sertão Central) as próximas a serem visitadas, já na semana que vem. O encerramento da primeira etapa do projeto será em 19 de junho, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife.

Fechado para comentários

Veja também

Prefeitura de Petrolina (PE) alerta sobre vendas enganosas de consórcios

A Prefeitura de Petrolina vem recebendo, através do Programa Municipal de Defesa do Consum…