Petrolina é a primeira cidade do Sertão de Pernambuco a implantar a Patrulha da Mulher

0

Ano passado, 1.949 mulheres sofreram violência doméstica em Petrolina, segundo dados da Secretaria de Defesa Social. Desses casos, 7 foram assassinatos e feminicídios, ou seja, homicídios cometidos por homens contra mulheres por razão do gênero. A estatística foi um dos motivos que fez a Prefeitura de Petrolina criar a primeira Patrulha da Mulher Municipal do Sertão de Pernambuco. A unidade, que terá participação de 15 guardas civis, foi lançada pelo prefeito Miguel Coelho nesta quinta-feira (21).

A Patrulha funcionará 24 horas por dia, atuando de forma preventiva e ostensiva em casos de violência contra o público feminino. Para acionar o efetivo, a população poderá ligar para o telefone 153 e denunciar casos de violência doméstica, agressão entre outros.

Durante o lançamento da Patrulha e a entrega da viatura que trabalhará no combate à violência de gênero, o prefeito lamentou os índices elevados de violência doméstica no País. Também afirmou que a Prefeitura vai atuar para diminuir o feminicídio e agressões em Petrolina. “É inadmissível que isso ainda ocorra com tamanha intensidade em nosso País. Não era mais para nós estarmos discutindo isso. Mas, infelizmente, a realidade alarmante faz com que nossa cidade se mobilize para mudar este cenário e recupere a paz e o respeito às mulheres”, reforçou Miguel.

Toda a equipe envolvida na Patrulha recebeu capacitação do destacamento Maria da Penha da Polícia Militar da Bahia, Delegacia da Mulher de Pernambuco e profissionais de psicologia e outros setores da Prefeitura de Petrolina. Segundo a secretária da Juventude, Direitos Humanos, Mulher e Acessibilidade, Bruna Ruana, o trabalho será importante também para fortalecer as políticas públicas para o segmento nas comunidades. “Petrolina sai na frente, é a primeira cidade do Sertão a ter uma patrulha municipal que terá o papel também de levar um recado: violência contra a mulher, aqui não”, alertou a secretária.

Por conta de iniciativas como essa, a gestão municipal de Petrolina será homenageada na Assembleia Legislativa com o prêmio Prefeitura Amiga da Mulher. A premiação será entregue no dia 26 de março ao prefeito Miguel Coelho em solenidade com várias representantes de instituições que lutam pela igualdade de gênero em Pernambuco. (Ascom)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Bairro Dom Avelar em Petrolina celebra 26 anos de contribuição pedagógica da Escola Municipal Santa Terezinha

Um dos principais patrimônios do bairro Dom Avelar, na zona norte de Petrolina, completa n…