Petrolina: Com a participação de jovens aprendizes, prefeitura intensifica produção em Viveiro Municipal

Aroeira, Catingueira, Jurema vermelha e Pau ferro. Essas são apenas algumas das diversas espécies nativas da Caatinga que logo em breve começam a germinar no Viveiro Municipal de Petrolina. Com as sementes coletadas durante as duas expedições realizadas na área de sequeiro e na mata ciliar, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) pode intensificar o processo de semeadura para produção de novas mudas. Dessa vez, com a participação de jovens aprendizes.

Aproveitando o momento para conhecer o funcionamento do Viveiro, duas turmas do curso técnico de Fruticultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) receberam uma palestra sobre educação ambiental, acompanhada logo em seguida da atividade prática de semeadura, que mostrou como acontece, na prática, o procedimento de produção.

Além de ensinar a parte técnica, a ação tinha como objetivo demonstrar a importância do cultivo de plantas nativas da região, tanto para arborização urbana, quanto para a recuperação de áreas degradadas. Só nesta primeira semeadura, foram mais de 10 espécies nativas semeadas; e dentro de alguns meses, estarão disponíveis para a distribuição.

“Entre três a cinco dias as sementes devem iniciar o processo de germinação e após isso o foco é cuidar. Uma vez disponíveis para os determinados fins, estas plantas vão ser destinadas a espaços públicos, e o plantio em alguns deles será acompanhado pelos mesmos jovens aprendizes do curso de Fruticultura para compreender o processo como um todo”, destaca a engenheira agrícola e ambiental da AMMA, Carolina Carvalho.

(Ascom/ foto Alexandre Justino)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Confira a relação completa com os nomes dos selecionados do Residencial Novo Tempo V em Petrolina (PE)

Confira abaixo a relação completa  com os nomes dos selecionados e seus respectivos futuro…