Petrolina atinge 200.25 eleitores e se credencia para segundo turno já nas próximas eleições

0

Petrolina poderá ter segundo turno em 2020. A informação não é uma surpresa para quem acompanha a procura pelo cadastro biométrico no cartório eleitoral em Petrolina, que ao atingir 200.25 mil eleitores em 2019 se credencia para ter um segundo turno, caso não haja definição no primeiro.
Nossa equipe conversou com o chefe do cartório em Petrolina, Marivaldo Mendes que confirmou a notícia e passou os números crescentes de eleitores cadastrados em Petrolina até está segunda-feira (14).
Segundo Marivaldo em 2014 Petrolina tinha 189.115 eleitores, em 2016 esse número diminuiu devido a biometria, para 183.824. Já em janeiro deste ano com a procura para atualizar a situação de cadastro eleitoral os números aumentaram para 200.25. “O segundo turno em Petrolina é certo com esse número de eleitores, estamos até o momento com 25 eleitores a mais que o necessário. A tendência é aumentar até as eleições de 2020”, afirmou.
Pela Constituição Federal (inciso II do artigo 29), deve haver eleição em segundo turno quando nenhum dos candidatos obtém, no primeiro turno, mais da metade dos votos válidos, ou seja, dos votos dados exclusivamente aos candidatos que concorreram ao cargo. Isso para cidades que tenham mais de 200 mil eleitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Aqui cada leitor vira um repórter