Petrolina: Após investimento de R$ 3,4 milhões, nova orla é inaugurada com festival de cultura e esportes

Cartão postal da capital do Sertão, a orla de Petrolina está de cara nova. O prefeito Miguel Coelho inaugurou, neste sábado (15), as obras de requalificação da beira do rio da cidade. A entrega foi marcada pelo concerto de Carnaval da Philarmonica 21 de Setembro e um festival de atividades esportivas.

A intervenção mudou o visual da orla com um projeto para valorizar o Rio São Francisco, melhorar a autoestima dos petrolinenses e atrair turistas. Para isso, a obra removeu quiosques e outros obstáculos que bloqueavam a vista para o “Velho Chico”. Ainda foram reformados o calçadão e a ciclovia. A acessibilidade foi ampliada com a implantação de equipamentos como rampas. A orla ainda recebeu iluminação especial, arborização, sistema de irrigação e banheiros.

O potencial propiciado pela nova orla pôde ser percebido no ato de inauguração. Segundo o prefeito, o evento com diversas atividades esportivas e um show aberto da Philarmonica e da cantora Fabiana Santiago tiveram uma percepção diferente com o visual mais limpo para evidenciar as belezas do “Velho Chico”. “Foram muitos anos sem uma grande intervenção na orla. A população pôde perceber hoje como esse espaço pode ser explorado, levar cultura, esportes e saúde. Tudo isso, com um cenário lindo que é proporcionado pelo nosso rio. É mais que uma obra, portanto, é uma benfeitoria para elevar a autoestima de nosso povo”, detalhou Miguel durante a festa de inauguração.

Nova fase – Além das obras já concluídas, a Prefeitura de Petrolina, por meio do programa “Nossa Praça”, fará intervenções na faixa de areia, num trecho próximo à Porta do Rio. Essa nova etapa da intervenção começa este mês e prevê a instalação de quadra poliesportiva, pisos educativos para desenvolvimento pedagógico infantil, equipamentos de ginástica, pista de cooper, área para prática de esportes urbanos (skate e patins), além de um espaço recreativo para animais domésticos. A previsão é de concluir em junho o projeto em parceria com a iniciativa privada.

(Ascom/Foto: Jonas Santos)

Fechado para comentários

Veja também

Católicos e ortodoxos podem reunificar a data da Páscoa e torná-la “fixa” em 2025; entenda

Entra ano, sai ano e fica a pergunta: quando caem os feriados móveis de carnaval, Páscoa e…