Petrolina: Após receber documento, Secretário Estadual de Saúde afirma que vai priorizar a saúde da mulher

Devido as inúmeras denúncias de pacientes atendidas no Hospital Dom Malan/Imip Petrolina (PE), a vereadora Maria Elena (PRTB), juntamente com  um grupo de mulheres  que atua em um movimento em defesa dos diretos das usuárias dos serviços, apresentaram ao  Secretário Estadual de Saúde, Dr. André Longo,  um documento relacionado a saúde pública e da assistência da mulher.

A reunião aconteceu  na última quarta-feira (21), ocasião  oportuna pois  Longo esteve em Petrolina no seminário regional  2019.

De acordo com a vereadora que concedeu entrevista ao Programa Edenevaldo Alves na manha desta segunda-feira (26), no encontro foram abordados a  precariedade do HDM/Imip e da falta de vagas  na UTI neonatal.  Segundo Elena,  o secretário afirmou que vai priorizar a saúde da mulher nos seguintes pontos apresentados na pauta:  aumento das vagas na uti neonatal, sala de acolhimento e tratamento humanizado.

Durante a entrevista, Luciana Santos, que integra ao movimento “Eu sou mãe! Eu tenho medo!”, salientou  que o estado reconhece o Imip/Dom Malan como a maior maternidade de Pernambuco e que 52% dos casos são de baixa complexidade.  Luciana alerta que, além   do estado fazer sua parte, é necessário que os gestores dos municípios que integram a rede Peba verifiquem quando de fato é necessário encaminhar uma paciente quando a situação for mais simples.

 “É isso que faz a superlotação. Então a gente pede  que chegue até os municípios  e que os prefeitos se sensibilizem”, assegurou.

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE): Após denuncia do vereador Ronaldo Silva sobre Guardas Civis trabalharem desarmados, Prefeitura emite nota

NOTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA A Secretaria Municipal de Segurança Públ…