Pessoas que tiveram Covid leve podem produzir anticorpos por ‘toda a vida’

Um estudo analisou amostras de sangue e medula óssea de pacientes que tiveram casos leves de Covid-19. Segundo os pesquisadores da Universidade de Washington em St. Louis, nos Estados Unidos, há indícios de que essas pessoas podem continuar produzindo anticorpos contra a doença ao longo da vida.

A descoberta foi publicada na revista Nature, e os pesquisadores acreditam que surtos repetidos da doença provavelmente são incomuns, já que 11 meses após a infecção com sintomas leves os pacientes apresentavam células imunológicas capazes de fabricar anticorpos.

Pesquisas feitas em 2020 indicavam que a quantidade de imunoglobulinas (células imunológicas) caía rapidamente após os voluntários serem infectados pelo coronavírus.

Porém, segundo Ali Ellebedy, coautor do estudo, o problema está na interpretação desses resultados.

“É normal que os níveis de anticorpos diminuam após a infecção aguda, mas não chegam a zero; eles se estabilizam. Encontramos células produtoras de anticorpos em indivíduos 11 meses após os primeiros sintomas. Essas células viverão e produzirão anticorpos pelo resto da vida das pessoas”, afirma, em comunicado.

1 Comentário

  1. Marineide Barreto da Silva

    30 de maio de 2021 em 10:24

    Gostaria de saber se esse vírus fica transmitido pra os outros quem teve esses sintomas leve fica com esses vírus pra sempre doente e transmitido a doença ou se ele fica vivo e a pessoa fica desenvolvendo o vírus ficando sempre doente com o vírus e doente por toda a vida e transmitido a doença ou se ele fica vivo me responda meu marido teve e eu fiquei preocupada sem entender se ele fica transmitido a doença ou se ele fica doente

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Prefeito de Cabrobó (PE) emite decreto proibindo eventos, fogueiras e queima de fogos no período junino

O Prefeito de Cabrobó (PE), Galego de Nanai emitiu decreto que proíbe a realização de even…