Pesquisa indica que professores do Vale do São Francisco têm encontrado dificuldades com ensino remoto

Uma pesquisa realizada na região do Vale do São Francisco indica que os professores de escolas públicas da educação básica têm enfrentado certas dificuldades com o ensino remoto durante este período de pandemia. O estudo aponta problemas de acesso a internet e equipamentos, informações e materiais das escolas, e acompanhamento e avaliação dos alunos. A pesquisa foi realizada pelo Programa Residência Pedagógica, do Curso de Ciências Sociais, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

De acordo com os dados, 55% dos professores relataram problemas no desenvolvimento dos conteúdos programáticos previstos para o ano de 2020, e só conseguiram trabalhar menos de 60% do conteúdo previsto para suas disciplinas. Sendo que 30% deles conseguiram desenvolver apenas menos de 30% do conteúdo durante todo ano letivo.

Quando pedidos para avaliar, numa escala de 0 a 10, o preparo das escolas para o ensino híbrido, 57,5% dos professores deram nota entre 0 e 5. Sendo que 60% deram nota abaixo de 5 para os recursos didáticos da escola oferecidos para alunos e professores.

Já em relação ao desempenho dos alunos, os dados indicam que 52,5% dos docentes classificaram como “Regular” e 22% avaliaram como “Ruim”.

Mesmo com a série de dificuldades apontadas, 85% dos pesquisados deram nota entre 6 e 10 (dez) para as vídeo-aulas ministradas. Também foi identificado que 55% consideraram suficientes os materiais adotados em suas aulas para a aprendizagem no formato remoto.

A pesquisa entrevistou 40 professores de escolas estaduais e municipais de Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e munícipios da região. O estudo foi realizado entre os meses de Março e Maio de 2021, por meio de formulário eletrônico. O resultado completo da pesquisa e outras informações podem ser conferidas no site da instituição. 

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