Pernambuco: Urnas eletrônicas terão guia em Libras para facilitar voto de eleitores surdos

Depois das teclas em Braile e os recursos de audiodescrição, que beneficiam os eleitores cegos, as urnas eletrônicas passam a contar este ano com um guia da Língua Brasileira de Sinais (Libras), no lado inferior direito da tela, que facilita a votação de pessoas surdas.

Os novos recursos foram apresentados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), no Recife, a pessoas com deficiência auditiva, deficiência visual, intérpretes de Libras e representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comud/Recife).

Segundo o assessor chefe de Planejamento de Gestão Estratégica do TRE-PE, Acácio Leite, com o novo recurso, a cada voto o intérprete de Libras irá dizer ao eleitor, por sinais, o voto dele para deputado estadual, deputado federal, governador e presidente. “Os demais recursos permanecem”, lembrou ele.

O professor de Libras Antônio Cardoso, que é surdo, disse, com a ajuda de uma intérprete, que o novo recurso vai motivar as pessoas com deficiência auditiva a irem votar.

Os eleitores com alguma deficiência também podem requisitar a mudança do seu local de votação para uma seção com maior acessibilidade. Para isso, é necessário que os interessados compareçam a qualquer cartório eleitoral, até o dia 18 de agosto, e preencham o formulário de requerimento.

Deixe um comentário

Veja também

Pastor Cleiton e Michele Collins reúnem lideranças evangélicas e declaram apoio a Miguel Coelho

Duas das mais expressivas lideranças cristãs de Pernambuco oficializaram apoio à candidatu…