Pernambuco recebe 244 mil novas doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz

Pernambuco recebeu, na manhã desta quarta-feira (2), um novo lote com mais 244 mil doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz.

A carga chegou em voo da Azul Linhas Aéreas que aterrisou no Aeroporto do Recife, às 11h.

De acordo com o Governo de Pernambuco, as novas unidades do imunizante serão usadas na primeira aplicação de pessoas com comorbidades e deficiências, além de trabalhadores de educação, dos ensinos básico e superior.

As doses foram levadas ao Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), para separação por município e posterior envio, já na tarde desta quarta-feira, para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres), onde os gestores municipais fazem a retirada.

O secretário estadual de Saúde, André Longo, reforçou a necessidade do planejamento das ações e da criação de estratégias diversas para otimizar o uso do insumo e assim, chegar à população contemplada. “Temos que dar velocidade à vacinação e fazer uso de todo o insumo que temos disponível”, ressaltou.

“Continuamos com essa meta importante de seguir avançando cada vez mais na vacinação da população do nosso Estado. Temos todo um processo de logística eficiente e rápido, que garante a distribuição imediata das doses para todas as regiões, permitindo que as prefeituras também avancem com agilidade nesse processo”, afirmou Paulo Câmara.

De acordo com a superintendente de Imunização do Estado, Ana Catarina de Melo, os municípios podem avançar para outros grupos prioritários, além das pessoas entre 50 e 59 anos, de acordo com a realidade local.

“Não podemos deixar doses paradas e precisamos proteger o máximo de pessoas para evitarmos casos graves da Covid-19 e óbitos. É importante, ainda, que os gestores municipais fiquem atentos aos grupos que já estavam sendo atendidos, como as gestantes e puérperas e as pessoas com comorbidades, para fazer busca ativa e garantir a imunização de todos”, reforçou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Pesquisa Covid-19: mais da metade dos Municípios deram início à vacinação por faixa etária

A imunização por faixa etária, de pessoas abaixo de 60 anos sem comorbidades, teve início …