Pernambuco: ocupação das UTIs para Covid-19 está abaixo de 70%, mas número de internados ainda é alto

Após mais de oito meses, a ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) para o atendimento de pacientes com quadros suspeitos ou confirmados de Covid-19 na rede pública de Pernambuco voltou a ficar abaixo de 70%.

A última vez que houve percentual abaixo de 70% foi em 25 de outubro de 2020, quando 69% dos 796 leitos de UTI no Sistema Único de Saúde (SUS) estavam ocupados.

Segundo o boletim epidemiológico mais recente da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), publicado na noite desta sexta-feira (2), a ocupação atual das UTIs públicas para a Covid-19 está em 68%.

A diferença, porém, é que o volume de pacientes internados atualmente é maior do que os 69% de outubro de 2020. Na verdade, a quantidade de pessoas internadas hoje seria suficiente para lotar a capacidade hospitalar de oito meses atrás e ainda fazer fila de espera.

Isso porque, com a abertura de novos leitos no primeiro semestre deste ano, o número de vagas agora é bem superior (são 1.780 leitos). Em 25 de outubro, 69% de ocupação significava 549 pacientes internados em UTIs do SUS.

Hoje 68% de ocupação equivale a 1.210 pessoas hospitalizadas em terapia intensiva apenas na rede pública. Nas enfermarias, a ocupação atual é de 56%, com um total de 1.250 vagas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Incertezas sobre a Sputnik V desagradam secretário da Saúde de Pernambuco

Quando parecia que a novela envolvendo a compra da vacina contra a Covid-19 Sputnik V, des…