Pernambuco lança site para agendamentos de cirurgias canceladas durante pandemia

O ambiente online do Programa de Ampliação de Cirurgias Eletivas em Pernambuco, o ‘Opera +’, lançado pelo Governo de Pernambuco, em outubro, começou a funcionar na quarta-feira (3). O projeto busca realizar 50 mil procedimentos a mais, na rede estadual de saúde, até o fim de 2022.

O portal tem como objetivo cadastrar pernambucanos que tiveram suas cirurgias adiadas na rede hospitalar sob gestão estadual durante a pandemia da Covid-19. A partir disso, serão feitos os encaminhamentos necessários à realização do procedimento, com consulta e exames pré-operatórios e, posteriormente, o acompanhamento pós-cirúrgico.

No ambiente virtual, o usuário pode atualizar os dados cadastrais, facilitando a localização, além de anexar sua guia de encaminhamento cirúrgico, ou outro documento que ateste o cancelamento do procedimento.

A partir destes dados e após a validação, o usuário vai poder verificar a sua posição na fila do seu hospital de acompanhamento. Caso o sistema não o localize, serão solicitadas mais informações para que a equipe técnica da Central de Regulação do Estado possa fazer uma busca ativa.

Passo a passo

Ao acessar o ambiente online, o usuário precisará informar seus dados pessoais (nome/nome social, nome da mãe, data de nascimento, telefone, CPF, número do cartão nacional de saúde, município de residência e endereço completo) e e-mail, todos obrigatórios, além de criar uma senha de acesso e validar os termos de consentimento e de responsabilidade.

No campo de telefone, deve-se colocar, obrigatoriamente, um número de contato, sendo possível adicionar opcionalmente outros dois, que pode ser, por exemplo, de um amigo ou parente que possa ser contactado, caso a Central de Regulação não consiga pelo primeiro número.

Frisa-se que todas essas informações precisam ser preenchidas para finalizar o cadastro, principalmente um e-mail válido e o número do cartão nacional de saúde (CNS/cartão SUS), para que sejam identificados os dados do paciente no sistema estadual da Central de Marcação de Consultas e Exames (CMCE), plataforma que reúne as informações sobre cirurgias eletivas.

A partir do cadastro, o paciente será informado posteriormente no próprio sistema e por e-mail dos encaminhamentos para conseguir realizar a cirurgia eletiva, por isso a importância de manter todos os dados cadastrais atualizados. “Hoje, existe uma dificuldade de localizar os pacientes por causa da mudança de telefone, por exemplo, e o site auxiliará nessa atualização”, destaca a secretária executiva de Regulação em Saúde da SES-PE, Ricarda Samara.

Caso a informação cirúrgica não seja localizada, serão solicitados dados adicionais, como nome da unidade solicitante, tipo de procedimento e mais uma vez a guia de encaminhamento para que a equipe da Central de Regulação verifique se realmente há a indicação junto ao serviço de saúde.

Sendo procedente, o cadastro é validado e se dará o seguimento para a realização da cirurgia. Importante ressaltar que, se as informações repassadas não forem validadas, a Central de Regulação cancelará o cadastro.

“O site, neste primeiro momento, é para aquelas pessoas que possuem efetivamente o encaminhamento cirúrgico. É importante cadastrar as informações reais e evitar um trabalho de apuração desnecessário pela Central de Regulação”, reforça Samara.

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE) recebe Congresso que aborda fortalecimento das gestões em Saúde de 184 cidades de Pernambuco

A cidade de Petrolina está sediando as discussões de saúde nos âmbitos Municipal, Estadual…