Pernambuco: “Isso é coisa do Diabo”, diz padre sobre festas de Carnaval na Semana Santa; Paulo Câmara responde em nota

O pároco Christiano de Souza, da Paróquia Nossa Senhora do Amparo, na cidade de Macaparana, na Zona da Mata Norte, vem gerando repercussão depois que ele opinou que as festividades realizadas deste domingo (10) até o próximo sábado (16), período de Semana Santa na tradição religiosa católica, são “coisa do Diabo”. Ele, que é membro do Clero da Diocese de Nazaré, realizava a Missa do 5º Domingo da Quaresma, transmitida ao vivo na Internet, quando responsabilizou o Governo do Estado pelas festas, que em Pernambuco são feitas pela iniciativa privada. A revolta não foi o bastante e o religioso também lançou uma profecia trágica para o período: “Que não entre nenhum centavo”.

“Carnaval na Semana Santa é coisa do Diabo. É coisa do Cão. É coisa de Satanás. Permita dizer, já no início da Santa Missa. Vocês estão entendendo isso, gente? Vocês que são um povo inteligente, santo e da cabeça boa. Tem lógica a gente celebrar um carnaval durante a Semana Santa? Que mundo é esse que nós estamos vivendo? Nossos governantes tem que tomar vergonha na cara”, disse o pároco Christiano de Souza, durante o começo da celebração religiosa.

Em determinado trecho do vídeo, o pároco diz que vai profetizar uma tragédia sobre as festividades que estiverem sendo realizadas na ocasião. “Eu quero profetizar uma coisa para essas coisas de Carnaval. Que seja uma tragédia no sentido que não entre nenhum centavo. Que seja uma arrecadação lá embaixo para esses eventos de carnaval. Eu nunca ouvi dizer você celebrar carnaval em plena Semana Santa”.

O religioso cobrou a atenção do governador Paulo Câmara (PSB), sobre a responsabilidade da realização dos eventos no estado. “O Governador do Estado, pelo amor de Deus. O senhor se diz cristão (…). Tome vergonha nessa sua cara, seu governador. Respeite a Igreja. Respeite a nossa fé, seu governador. Tome consciência nessa cara que acho que o senhor não tem nem mais vergonha (…) O senhor está fazendo vergonha. Respeite a Igreja, seu governador. Nunca ouvi dizer em minha vida, em plena Semana Santa, está se celebrando o carnaval no Recife, na Capital, uma sexta-feira da Paixão”.

A Semana Santa é uma tradição religiosa cristã em que os devotos celebram a Paixão, a Morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que imagina a entrada do Ícone Máximo do catolicismo em Jerusalém e termina com a crença na ressurreição de Jesus, em que os fiéis creditam ter ocorrido no domingo de Páscoa.

O pároco criticou que na Sexta-feira da Paixão ocorram shows, apresentações musicais nos clubes e arenas da Capital pernambucana. “Eu responsabilizo o senhor, pela sua falta de vergonha na cara e pela sua falta de compromisso com a Igreja. É para o senhor refletir e que um anjo do Senhor leve essa mensagem para o senhor. Expresso toda a minha indignação com essa sem-vergonhice que o Governo do Estado está fazendo com a nossa Semana Santa. Toda Semana Santa, de domingo de ramos até o domingo de páscoa. Pode ficar atento a programação. É só Carnaval. Nunca ouvi dizer um negócio desses”, finalizou.

Diante da polêmica sobre a realização de um carnaval fora de época durante a Semana Santa, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, informou, por nota, que procurou o governador Paulo Câmara (PSB) e que recebeu dele a resposta de que Pernambuco “não iria patrocinar nenhuma manifestação carnavalesca neste período”.

“Naturalmente, como cristãos, por um lado, repudiamos esses eventos da iniciativa privada neste período santo e apelamos para que pessoas de fé não prestigiem esses festejos. Por outro lado, respeitamos a liberdade dos que pensam diferente e não têm escrúpulo em ferir os sentimentos das pessoas de fé”, afirmou o arcebispo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

América Latina: Primeiro caso de varíola do macaco é confirmado na Argentina

O primeiro caso de varíola do macaco foi confirmado na América Latina na sexta-feira (27).…