Pernambuco é o estado que menos testa para Covid-19 pelo terceiro mês seguido

Segundo pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 654 mil pernambucanos, apenas 6,8% da população, fez algum teste para detectar Covid-19. Os dados foram baseados em estudos realizados desde o início da pandemia até o mês de setembro.

O número colocou Pernambuco na posição de estado que menos testou cidadãos pelo terceiro mês consecutivo. Em segundo lugar está o Acre, com 6,9% da população testada, e Minas Gerais, com 7,8%. Os três estados ocupam as piores posições no ranking nacional pelo segundo mês seguido. No Brasil, 10,4% das pessoas fizeram teste para detectar o vírus mês passado, contra 8,5% em agosto.

O aumento da testagem também refletiu em leve oscilação nos resultados positivos: aproximadamente 1,4% da população do estado disse ter testado positivo para o novo coronavírus em setembro, contra 1,3% em agosto.

Das 654 mil pessoas testadas, 237 mil realizaram o swab -exame que utiliza contonete e detecta se há presença do vírus através de secreções respiratórias- onde 57 mil (24,1%) apresentaram resultado positivo; 297 mil fizeram o teste rápido, com coleta de sangue extraído do dedo, onde 53 mil (17,8%) testaram positivo; enquanto 215 mil fizeram o teste de sangue retirado por meio da veia no braço, sendo 54 mil (25,2%) confirmados. A pesquisa ressalta que uma pessoa pode ter feito mais de um tipo de teste.

Fechado para comentários

Veja também

Prefeitura alerta para suspensão da coleta de lixo no feriado de Sexta-feira da Paixão em Petrolina (PE)

Seguindo o cronograma anual de atividades da coleta de lixo domiciliar, nessa sexta-feira …