Pernambuco é o estado que menos testa para Covid-19 pelo terceiro mês seguido

0

Segundo pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 654 mil pernambucanos, apenas 6,8% da população, fez algum teste para detectar Covid-19. Os dados foram baseados em estudos realizados desde o início da pandemia até o mês de setembro.

O número colocou Pernambuco na posição de estado que menos testou cidadãos pelo terceiro mês consecutivo. Em segundo lugar está o Acre, com 6,9% da população testada, e Minas Gerais, com 7,8%. Os três estados ocupam as piores posições no ranking nacional pelo segundo mês seguido. No Brasil, 10,4% das pessoas fizeram teste para detectar o vírus mês passado, contra 8,5% em agosto.

O aumento da testagem também refletiu em leve oscilação nos resultados positivos: aproximadamente 1,4% da população do estado disse ter testado positivo para o novo coronavírus em setembro, contra 1,3% em agosto.

Das 654 mil pessoas testadas, 237 mil realizaram o swab -exame que utiliza contonete e detecta se há presença do vírus através de secreções respiratórias- onde 57 mil (24,1%) apresentaram resultado positivo; 297 mil fizeram o teste rápido, com coleta de sangue extraído do dedo, onde 53 mil (17,8%) testaram positivo; enquanto 215 mil fizeram o teste de sangue retirado por meio da veia no braço, sendo 54 mil (25,2%) confirmados. A pesquisa ressalta que uma pessoa pode ter feito mais de um tipo de teste.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Casa Dom José Rodrigues da Diocese de Juazeiro (BA) e instituições da região são contemplada com Natal Solidário da Agrovale

Cerca de 400 crianças e pacientes em tratamento oncológico de Juazeiro e Petrolina, serão …