Pernambuco consegue a maior taxa de isolamento do país

0
O governo do Estado anunciou neste domingo (17), que o primeiro dia de quarentena nas cinco cidades contribuiu para o aumento do índice de isolamento social em Pernambuco. As medidas mais rígidas foram dadas a cinco cidades: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, São Lourenço da Mata e Camaragibe e tem o intuito de evitar a disseminação do contágio da covid-19 e desafogar o sistema de saúde durante a fase mais aguda da pandemia. O anúncio feito pelo governador Paulo Câmara (PSB) na última semana, determinou restrição de comércio, circulação de pessoas e veículos.
Neste sábado, primeiro dia da quarentena mais rígida, Pernambuco atingiu o maior índice de isolamento social do País no momento. A média geral ficou em 53,8%, e nos municípios abrangidos pelo decreto, o índice médio de isolamento chegou a 60%
O levantamento foi feito pela Inloco – empresa  com escritórios no Brasil e nos EUA – e apontou que nas primeiras 24 horas de vigência do decreto de intensificação do isolamento social, nas cinco cidades submetidas a regras mais rígidas de controle de circulação, o índice médio de isolamento atingiu 60%, um percentual bem superior aos 48% registrados no sábado anterior (9).
A pesquisa também revelou que o isolamento em Pernambuco ficou acima do Ceará (52,7%), Amapá (52,7%) e Pará (51%), quatro únicos estados brasileiros a superar os 50% de distanciamento social. Entre as cidades, o maior destaque ficou com o Recife, que atingiu 62,1% de isolamento no índice levantado pela InLoco. Foi o maior percentual entre as capitais brasileiras. Olinda registrou 61%, Camaragibe 59% e Jaboatão e São Lourenço da Mata atingiram 58% no total de pessoas em casa neste sábado.
O governador Paulo Câmara, que neste domingo comandou reunião por videoconferência com todo o secretariado estadual para discutir os resultados do primeiro dia de quarentena, se mostrou animado com os primeiros resultados.  “Quero agradecer à população pernambucana que está consciente da importância do isolamento social no enfrentamento da Covid-19. São números animadores que mostram que temos condições de chegar ao índice ideal, que é de 70% da população em casa, para frear a aceleração da doença”, disse o socialista.
Balanço de atuação 
A Operação Quarentena envolve um efetivo de mil profissionais da segurança e também atua nas fiscalizações a pedestres e estabelecimentos sem autorização para funcionar. Foram montados 35 pontos de blitzes para fiscalizar o fluxo de veículos nas cinco cidades da RMR nas 24h do sábado. Ao todo, 1.728 veículos foram abordados nos pontos de bloqueio. Houve abordagens a 2.794 pessoas que circulavam nas cinco cidades e foram orientadas a retornar para suas casas. Foram fechados 749 estabelecimentos, entre lojas, restaurantes, bares e outros.
Durante a Operação Quarentena, a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas irá manter, diariamente, ações nos Pontos de Cuidado, voltados para o atendimento à população em situação de rua no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista, realizando em média 720 atendimentos por dia.
Os pontos de apoio à população servem ainda para pesquisar informações sobre sintomas da doença nessa faixa da população, além de repassar a ela instruções sobre as medidas de prevenção em linguagem adequada. além disso, a secretaria também promove a distribuição de quentinhas, totalizando mil almoços e mil jantares, todos os dias. A logística desta atividade é do Governo de Pernambuco, com o apoio de mais de 40 coletivos e instituições de atendimento à população em situação de rua para a distribuição dos alimentos no Grande Recife.(Diariodepernambuco)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Prefeitura seleciona profissionais para recuperação de estradas; edital está disponível

Desde o início do ano, o Sertão do São Francisco vem registrando um volume maior de chuvas…