Pernambuco confirma segundo caso do superfungo Candida auris

Mais um caso do superfungo Candida auris foi confirmado em Pernambuco nesta quinta-feira (13), totalizando 2 casos da doença. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o segundo caso é o de uma mulher de 70 anos que foi internada por problemas neurológicos no Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, área central do Recife, no último dia 24 de novembro, e faleceu no início deste ano.

“Ela veio a óbito por problemas provocados pelo seu diagnóstico de entrada na unidade hospitalar. Enquanto esteve internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, a paciente teve o exame de urina sugestivo para o fungo. Ela estava colonizada pelo micro-organismo, mas não apresentava infecção por ele (o exame de hemocultura não constava a presença do fungo)”, destacou a secretaria em nota.

Na quarta-feira (12), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já tinha divulgado a confirmação de um surto do superfungo no HR. O primeiro caso confirmado, um homem de 38 anos, foi admitido na emergência de traumatologia da unidade de saúde no dia 21 de novembro de 2021 e recebeu alta no dia 30 de dezembro.

A identificação da suspeita do micro-organismo se deu por meio de um exame de urina de rotina no hospital, porém não havia infecção provocada por ele.

Um terceiro caso segue sendo analisado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) e pelo Laboratório Especial de Micologia da Escola Paulista de Medicina (LEMI – Unifesp). É o de homem de 46 anos, também admitido pela emergência de trauma do HR, em 13 de dezembro de 2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Leitor exige que Compesa faça manutenção asfáltica na Avenida Nordeste, entre José e Maria e Loteamento Dona Alexandrina

Um leitor encaminhou uma denúncia para o Blog Edenevaldo Alves nesta terça-feira (18), par…