Pernambucano de 12 anos ganha certificado da Nasa após descobrir dois asteroides

Um jovem pernambucano de 12 anos ganhou um certificado da agência americana de aeronáutica e espaço, a Nasa, após descobrir dois asteroides. Raul Ayres, que mora em Carpina, Zona da Mata de Pernambuco, conta que descobriu os dois asteroides após cerca de quatro meses de pesquisa e afirmou já ter planos para uma nova campanha de pesquisas em astronomia.

Os asteroides identificados por Raul ficam em Marte e Júpiter, numa área chamada Cinturão de Asteroides. O jovem contou que sempre teve vontade de estudar astronomia, até que um dia teve a oportunidade.

“Eu sempre tive vontade de pesquisar ciência, de fazer alguma pesquisa sobre ciência, só que eu nunca tive a oportunidade”.

Raul descobriu o programa International Astronomical Search Collaboration (IASC) em seu feed no Instagram. O programa é parceiro da Nasa em uma colaboração internacional de pesquisa astronômica e responsável por atrair voluntários de diferentes partes do mundo.

Ele contou que se inscreveu no site do IASC para a campanha de “caça asteroides”, no segundo semestre de 2021, e que recebeu a confirmação por e-mail de que estava participando. Raul Ayres passou a ter acesso ao software astrometrica, com sinais de um megatelescópio da Nasa no Havaí, por indicação do próprio programa.

Pesquisando em casa, usando o computador do pai, Raul começou sua pesquisa em janeiro deste ano e levou cerca de quatro meses para descobrir os asteroides que lhe renderam a premiação. (Folha PE)

Fechado para comentários

Veja também

Idoso teve alta um dia antes de morrer e foi levado à agência bancária duas vezes

Imagens obtidas pela Polícia Civil mostram Erika Nunes, 43, levando Paulo Roberto Braga, 6…