‘Pedalada Azul’ encerra ações do Novembro Azul com um passeio ciclístico pelas ruas de Salgueiro

pedalada azul

As ruas a avenidas de Salgueiro ganharam no último final de semana, um movimento com ares esportistas, por uma boa causa, sobretudo pela saúde dos homens. Através das secretarias de Saúde e de Cultura e Esportes a Prefeitura encerrou em grande estilo as ações programadas dentro da campanha do Novembro Azul, mês de prevenção à saúde do homem. Na sexta-feira (27), crianças e adultos de várias gerações entraram no clima do passeio ciclístico com largada na Academia das Cidades.

A pedalada percorreu vários pontos da cidade com o objetivo de conscientizar a população a praticar esportes regularmente, como uma das formas e conselho médico para se evitar várias doenças. Porém, fazer o exame preventivo é fundamental, já que a maioria dos cânceres de próstata cresce lentamente e não causa sintomas.

O câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos. Os fatores de risco incluem idade avançada (acima de 50 anos), histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais, além de certos hábitos alimentares que devem ser evitados a exemplo de dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas. O sedentarismo e excesso de peso também são vilões para certas doenças.

O problema pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA) que é a quantificação do Antígeno Prostático Específico, substância produzida pelas células da próstata.

O policial militar Ricardo Alencar, 40, foi um dos entusiastas a participar da pedalada. Praticante regular de atividades esportivas ele ressaltou que o passeio aliado à campanha, é um bom momento para reunir familiares e amigos.

“Valeu também para conscientizar a população no sentido de utilizar de um meio de transporte sustentável e melhorar cada vez mais nossa qualidade de vida”, enfatizou o militar.

Fechado para comentários

Veja também

Sobe para quatro o número de mortes confirmadas por dengue em Pernambuco

Subiu para quatro o número de confirmações de mortes provocadas por dengue em Pernambuco, …