PCC usa navios para enviar cocaína traficada do Brasil à Europa, calcula MP

O Primeiro Comando da Capital (PCC), facção criminosa que domina o tráfico internacional de drogas no estado de São Paulo, usa navios que partem do Porto de Santos (SP) para enviar 60% de toda cocaína pura enviada do Brasil para a Europa, segundo estimativa do Ministério Público estadual (MP-SP).

Santos é o maior complexo portuário da América Latina e movimenta cerca de 10 mil contêineres todos os dias. Cerca de 25% de toda carga que entra por importação ou sai do Brasil via exportação passam pelo porto. Só no ano passado, houve movimentação de 173,3 milhões de toneladas de carga nos terminais, segundo a Autoridade Portuária de Santos (ASP), que administra o complexo.

Nesta circulação gigantesca de mercadorias, embarcações e pessoas, o crime organizado também tenta burlar a vigilância das autoridades para mandar cocaína ao exterior.

O promotor de Justiça Lincoln Gakiya, que investiga o crime organizado há mais de 30 anos, aponta que a facção paulista envia, apenas pelo Porto de Santos, pelo menos 4 toneladas de cocaína pura por mês para a Europa, e que apenas 10% desse volume é apreendido. O dado mais recente é de dois anos atrás, e pode ser ainda maior. (G1)

Fechado para comentários

Veja também

Petrolina (PE): Homem assassinado no João de Deus tinha passagem pela polícia

A vítima do homicídio registrado na noite da quarta-feira (15), no bairro João de Deus em …