Paulo Câmara convive com o cenário positivo da educação e os números negativos da segurança pública em seu governo

0

O governador Paulo Câmara (PSB-PE) vivencia dois cenários completamente opostos na sua gestão no tocante às áreas de educação e segurança pública. Os números dos dois segmentos são completamente diferentes. Na educação, Pernambuco vem se destacando: primeiro lugar no Ideb, menor taxa de evasão escolar do País, ampliação do ensino de tempo integral e da educação técnica, sem falar nos mais de 5000 estudantes do litoral ao sertão que já foram beneficiados com o programa Ganhe o Mundo.

Um quadro bem diferente do que é observado na área da segurança pública. O Pacto pela Vida já não consegue mais inibir o aumento dos índices de violência no estado. São mais de 4 mil assassinatos, levantamento da Secretaria de Defesa Social, entre janeiro e setembro de 2017 e a sensação de segurança, tem deixado o pernambucano cada dia mais preocupado.

O governador enxerga muito bem os dois cenários e dia que tem investido muito nos dois cenários. Na educação, por exemplo, ele comemora os bons resultado e frisa que tudo é  fruto de um trabalho que começou nos governos do ex-governador Eduardo Campos e que ele manteve, ampliando os ganhos.

“Investimos na educação pública, aperfeiçoamos e valorizamos o ensino. São ações importantes que priorizamos em nosso governo. Estamos caminhando para oferecer também melhores condições para os professores e nós estamos mostrando isso através dos números positivos que o Estado vem conquistando. É um trabalho de 10 anos. Estamos nos primeiros lugares do Ideb. Um caminho bem feito e uma agenda para o futuro”, ressalta Paulo Câmara durante a entrevista concedida essa semana para o programa Edenevaldo Alves (Rádio Petrolina FM).

Câmara frisa que pensar no desenvolvimento econômico, sem levar em conta o olhar social e o meio ambiente, não é um bom caminho para atender todas as expectativas do povo pernambucano. “No Programa Ganhe o Mundo, vamos enviar mais 1000 alunos, muitos do Sertão. Isso não é um trabalho de curto prazo, é de longo prazo. Vamos continuar. Eles estão indo por mérito”, relatou o chefe do executivo estadual.

Conforme Paulo, são mais de 5 mil estudantes já beneficiados com o programa. “Apesar das dificuldades financeiras, garanto a permanência do programa para o próximo ano. É uma ação em favor da educação publica e principalmente em favor do estudante que poderá realizar sonhos e ser feliz no nosso Pernambuco”, enfatizou o governador.

Segurança

Por outro lado, o governador sabe do trabalho que vem tendo para barrar o avanço da violência no estado. “A violência aumentou em todo o País e nós não ficamos isolados, infelizmente, mas estamos investindo, renovando a nossa frota. Formamos 1500 novos policiais que já estão nas ruas e vão chegar até o final do mês para reforçar o policiamento em todo o estado”, pontuou Paulo Câmara.

O gestor esclareceu também que outros 1000 policias já estão na academia de polícia para reforçarem as delegacias pernambucanas e que nova turmas de policiais estão em formação.

“Temos que ter uma grande unidade nacional para combater a criminalidade. No próximo dia 27 estarei junto com outros governadores, debatendo no Acre, medidas para proteger as fronteiras e evitar a entrada de drogas. Já mapeamos mais de 30 quadrilhas que atuam na explosão de bancos e roubos. Temos mais de 30 homicidas presos. Estamos trabalhando e avançando para reduzir a criminalidade. Queremos virar o ano com um cenário melhor”, concluiuo governador Paulo Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também