Parque Ecológico em chamas: “Precisamos de ajuda”

0

jacobina

O incêndio que devasta serras em Jacobina há quase uma semana chegou ao povoado de Itaitu, e ameaça um dos paraísos ecológicos da região do Piemonte da Chapada Diamantina. Itaitu é um dos destinos turísticos mais frequentados por quem visita Jacobina, e os relatos que chegam do local do incêndio são alarmantes.

As chamas, que tiveram início no povoado de Itapicuru, acabou se alastrou pela região da Canavieira, em Jacobina, chegando próximo ao Parque Estadual das Sete Passagens, em Miguel Calmon, mas foi contida pelos brigadistas do parque. Infelizmente, o que todos temiam aconteceu, o fogo consumiu tudo pelo caminho e chegou em Itaitu.

Muitos voluntários estão há uma semana combatendo o incêndio, acampados na mata, até mesmo durante a noite. Brigadistas do Corpo de Bombeiros estão em Jacobina, e até um avião foi alugado pela mineradora local para ajudar a controlar as chamas, mas não conseguiram obter êxito.

Às 3h da madrugada de hoje (13), alguns voluntários arriscavam suas vidas para tentar salvar os animais da devastação causada pelo fogo, mas as notícias são desanimadoras. Mesmo diante de todos os esforços, o fogo avança e consome tudo pela frente, deixando as equipes em risco e exausta após dias de sucessivas tentativas.

Relatos da equipe no local informam que animais como onça e tamanduá, agonizam diante das chamas.

Os grupos de voluntários necessitam de doações para continuarem no combate aos focos de incêndios: água, alimentos, equipamento, ajuda financeira para se manterem na luta contra o fogo e, principalmente, voluntários.

Os pontos de coleta serão divulgados em breve. (Jacobina Notícias).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Miguel garante início da pavimentação e duplicação  com ciclovia da Av. João Campos, no Caminho do Sol,  em dezembro

Em recente entrevista ao Programa Edenevaldo Alves na rádio Petrolina FM, o prefeito Migue…