Pandemia: Pesquisa vai analisar saúde física e mental dos professores da Univasf

0

Avaliar a saúde física e mental de professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) durante o período de pandemia da Covid-19. Este é o objetivo de uma pesquisa de conclusão de curso realizada no âmbito do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Univasf. As pesquisadoras estão em busca de voluntários para participar do estudo, que está direcionado a professores efetivos que integram o quadro docente da Univasf há mais de dois anos.

Para participar, os voluntários devem preencher o formulário eletrônico. O estudo é realizado pela residente Rafaela Machado, sob orientação da tutora da Residência e docente do Colegiado de Enfermagem Maria de Fátima Alves Aguiar Carvalho. Além dos aspectos da saúde física e mental, o estudo pretende avaliar a qualidade de vida dos professores da Univasf durante o período de pandemia da Covid-19. A meta das pesquisadoras é atingir o número de 297 participantes.

O questionário reúne perguntas sobre contexto sociodemográfico, condições de saúde e as atividades laborais de docentes dentro da realidade da Univasf e busca analisar, também, a influência da pandemia neste cenário. Com as análises realizadas a partir das respostas do formulário, o estudo busca promover a sensibilização de gestores e órgãos da saúde quanto à importância do controle adequado da saúde mental e física dos docentes de ensino superior.

A pós-graduanda Rafaela Machado faz Residência nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) e conta que a ideia da realização da pesquisa surgiu durante os atendimentos nos Centros, quando pôde observar uma alta procura de professores, de diferentes campos da educação, por acompanhamento com psicólogos em razão de problemas de saúde mental desenvolvidos no exercício da profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Caixa abre agência para saques do auxílio emergencial e da extensão do benefício neste sábado (5)

A Caixa Econômica Federal de Petrolina (PE) vai abrir neste sábado (5), das 8h às 12h, par…