Padre Carlos Júnior é afastado da Diocese de Petrolina (PE); supostos delitos praticados pelo sacerdote serão investigados

O padre Carlos Junor, admistrador da Catedral de Petrolina (PE) foi afastado das suas funções sacerdotais.

O comunicado da Diocese de Petrolina (PE) diz que Carlos Júnior será investigado por supostos delitos.

Confira a nota na íntegra assinada por pelo representante do clero, Padre Francisco Ferreira Leite Filho, e pelo Chanceler do Bispado, Padre Jason Bedor Jardim Junior, acerca do afastamento do Padre Carlos Antônio Barbosa de Araújo Júnior,  referente ao seu ministério presbiteral:

Vimos, através desta, comunicar ao Povo de Deus desta Diocese de Petrolina, que o Exmo. Revmo. Dom Francisco Canindé Palhano, Bispo Diocesano de Petrolina, no exercício do seu ministério, como Pastor Próprio desta Igreja Particular, que lhe foi confiada pelo Romano Pontífice, considerando a disposição do cânon 1395, §2°, do Código de Direito Canônico, conforme pedido do próprio Sacerdote, DECRETOU, no dia 16 de novembro de 2023, o AFASTAMENTO DO EXERCÍCIO DO MINISTÉRIO SAGRADO “AD CAUTELAM” do REVMO. PADRE CARLOS ANTONIO BARBOSA DE ARAÚJO JÚNIOR, E INSTALAÇÃO DE INVESTIGAÇÃO PRÉVIA PARA APURAR AS CIRCUNSTÂNCIAS, INDÍCIOS, DE EVENTUAIS DELITOS DO REFERIDO SACERDOTE.

Em consequência, o referido sacerdote fica privado do “Uso de Ordem” e não tem jurisdição para presidir ou administrar qualquer Sacramento ou Sacramental, a não ser o que lhe faculta o Direito, ou seja, atendimento de fiéis que se encontram em perigo de morte (cf. cânon 976). Ser-lhe-á vedado, portanto, o exercício público do ministério presbiteral e quaisquer cargos eclesiásticos, enquanto durar o referido afastamento.

Petrolina-PE, 16 de novembro de 2023.

Pe. Francisco Ferreira Leite Filho – Representante do Clero Pe. Jason Bedor Jardim Júnior – Chanceler da Cúria.

 

Fechado para comentários

Veja também

Autoridades estão em alerta com aumento de casos da Covid-19 em Araripina (PE)

Com 66 casos confirmados e um óbito, autoridades sanitárias de Araripina (PE) estão em ale…