Outubro Rosa: Petrolina (PE) oferta ação de exames preventivos ginecológicos neste sábado (30)

Outubro já é conhecido como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. O objetivo da campanha é compartilhar informações sobre esse tipo de câncer e, mais recentemente, também sobre o câncer do colo do útero, promovendo a conscientização dessas doenças e cuidados com a saúde da mulher.

Por isso, a Prefeitura de Petrolina irá realizar neste sábado (30) uma ação para realização do exame de Citologia Oncótica, mais conhecido como Papanicolau, no Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRM). Também serão realizados testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis.

Serão disponibilizadas 60 vagas para o exame de Citologia Oncótica. Para realizar o procedimento é necessário estar com a guia de solicitação em mãos, além de documento de identificação com foto, Cartão SUS ou CPF. A Citologia é considerada uma das principais estratégias para rastrear precocemente o câncer de colo de útero. O exame deve ser feito por todas as mulheres com idade entre 24 e 65 anos.

Centro de Referência em Saúde da Mulher

Inaugurado há pouco mais de um ano, o Centro de Referência em Saúde da Mulher conta com cinco consultórios, duas salas de ultrassonografia, espaços para triagem, coleta, densitometria óssea, recepção e farmácia. A unidade vem cumprindo o papel de acompanhar com mais qualidade e infraestrutura clínica as pacientes de Petrolina necessitam de atendimento ginecológico. O CRM conta com ginecologistas obstetras, patologistas, ultrassonografistas e mastologistas.

Também são ofertados exames de colposcopia, biópsia, ultrassonografia transvaginal, obstétrica, mamária, tireóide, entre outros. O Centro também oferece serviço de implantação de DIU e coleta de exames laboratoriais; densitometria óssea e odontologia. O espaço de referência está localizado na Avenida José de Sá Maniçoba, anexo ao Centro de Parto Normal Maria das Dores de Souza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

 Familia  confirma que corpo encontrado em Lagoa Grande (PE) é de caminhoneiro que estava desaparecido

A família do caminhoneiro Vinicius Arruda de Oliveira, que estava desaparecido desde a últ…