Órgãos estaduais iniciam ação de combate a incêndios florestais; Focos são registrados em Juazeiro (BA) e Jacobina (BA)

Após o aumento de incêndios em diferentes regiões da Bahia, órgãos estaduais iniciam ação de combate aos focos a partir desta quarta-feira (14). A “Operação Floresta 2022” reúne o Corpo de Bombeiros Militar, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec).

Entre as medidas que serão executadas estão o monitoramento de focos de calor, treinamento e distribuição de equipamentos para brigadistas, ampliação de recursos técnicos e profissionais especializados.

Além disso, cursos e eventos para sensibilização de comunidades em áreas vulneráveis à ocorrência de incêndios.

Entre os meses de agosto e setembro, diversos focos de incêndio foram registrados em regiões de vegetação do interior da Bahia. Os municípios do oeste e sudoeste do estado foram os mais afetados.

No dia 15 de agosto, em Barreiras, no oeste da Bahia, o fogo começou na região da Prainha e seguiu por mais cinco dias, afetando regiões próximas a residências. As chamas foram controladas por equipes de brigadistas e do Corpo de Bombeiros.

A prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, emitiu um alerta no dia 13 de agosto, para os moradores da cidade sobre o aumento do número de queimadas provocadas pela ação humana, o que configura crime ambiental. Durante o mês, houveram registros de média diária de seis incêndios em terrenos na sede do município e em áreas rurais, três vezes a mais que o normal.

Em Jacobina, no norte do estado, um incêndio de grandes proporções atingiu parte da Serra do Coxo, no dia 29 de agosto. No dia seguinte, as chamas foram controladas, com o trabalho dos bombeiros e de brigadistas voluntários, que atuaram até as 4h da madrugada.

Juazeiro (BA) também registrou focos em algumas localidades, a exemplo da estrada da adutora, Rodeadouro, entre outras.

Fechado para comentários

Veja também

Identificado jovem morto a tiros no Residencial Brasil em Petrolina (PE)

Na noite de ontem quinta-feira (16) por volta das 21:49h, na rua C do Residencial Brasil, …