A Secretaria Executiva de Ordem Pública iniciou o segundo trimestre de 2016 intensificando operações de rotina em Petrolina. E no decorrer desta primeira semana de abril a ‘Operação Calçada Livre’ apresentou resultados positivos no centro comercial da cidade.
O Núcleo de Operações da Ordem Pública vem realizando a fiscalização intensiva das calçadas, com aplicação de disciplina e coibição quanto a utilização dos espaços públicos pelos vendedores ambulantes. Estão sendo realizadas ações de desobstrução de calçadas no centro da cidade – já que se trata de uma área comercial, com maior fluxo de pedestres e incidência de problemas.
De acordo com o secretário de Ordem Pública e Segurança Cidadã, Jenivaldo Santos “os registros das notificações foram voltadas 90% (noventa por cento) para problemas de acúmulo de entulho, depósito de material de construção e resíduos de poda de árvores em vias públicas, bem como a utilização inadequada das calçadas por vendedores ambulantes”, destacou J. Santos.
O prazo para cumprimento da notificação poderá ser de imediato, horas ou dias, ficando essa definição a critério do fiscal que fará essa definição após verificar e analisar cada situação, e a urgência para solução do problema. Em casos de descumprimento das notificações, o proprietário será autuado administrativamente, mediante imposição de multa, e se for necessário também com a apreensão do material.