Operação Lei Seca será reforçada no Carnaval de Pernambuco

A Operação Lei Seca também será reforçada em Pernambuco durante o Carnaval para tentar prevenir tragédias provocadas por motoristas que ainda insistem em dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas. A informação foi divulgada pela secretária-executiva de Defesa Social, Dominique de Castro Oliveira, em entrevista à Rádio Jornal, nesta quarta-feira (31).

“A Operação Lei Seca será ampliada em todo o Estado na ordem de 10%. A gente conta muito com a operação nas vias de acesso (aos polos de folia). Tanto na chegada, como também na dispersão. A gente recomenda ao cidadão que vá para a folia alegre, para brincar, que não utilize o seu veículo. A gente pede que utilize o transporte público, o táxi ou aplicativo”, afirmou a coordenadora do grupo de trabalho da segurança no Carnaval 2024.

Nas blitzes realizadas pelo Estado, a abordagem inicial é feita pelos policiais militares, que solicitam a documentação do motorista e perguntam se ele fez uso de bebidas alcoólicas. Em seguida, questionam se ele pode fazer o teste do bafômetro. Profissionais da Secretaria de Saúde e do Detran participam na fase seguinte, realizando os exames e analisando os documentos do condutores, respectivamente.

Pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a prática de beber e dirigir é infração gravíssima, punida com suspensão do direito de dirigir por um ano, multa de R$ 2.934,70 e retenção da carteira de habilitação.

Fechado para comentários

Veja também

Polícia prende suspeito de espancar até a morte torcedor do Santa Cruz em maio de 2023

A Polícia Civil de Pernambuco prendeu, nesta quinta-feira (29), mais um homem suspeito de …