Operação erradica 90 mil pés e apreende 1,2 tonelada de maconha no Sertão de Pernambuco

0

Uma operação da Polícia Federal (PF), batizada como Muçambê I, erradicou 90 mil pés de maconha, 51 plantios e 30 mil mudas da planta no Sertão de Pernambuco. Ainda foram apreendidos 1.200 quilos da droga pronta para o consumo. Caso os pés fossem processados seria suficiente para produzir 30 toneladas de maconha.

A ação foi feita entre os dias 4 e 18 de fevereiro e faz parte de estratégias adotadas pela Coordenação-Geral de Prevenção e Repressão a Entorpecentes (CGPRE), órgão central da Polícia Federal em Brasília/DF, com o objetivo de reduzir a produção e oferta de maconha na região.

Duas aeronaves foram usadas na operação. Os policiais fizeram incursões terrestres, aéreas e fluviais e usaram botes infláveis e uma ambulância para realização de pronto atendimento caso houvesse alguma emergência. Os plantios foram localizados através de levantamentos feitos pela Polícia Federal em algumas ilhas do rio São Francisco e em 11 cidades da região: Salgueiro, Orocó, Cabrobó, Belém do São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, Carnaubeira da Penha, Serra Talhada, Betânia, Parnamirim, Ibó e Floresta.

Segundo a PF, todo o ciclo produtivo da Cannabis é acompanhado de perto por policiais federais e, quando o período da colheita se aproxima, as operações são realizadas para coibir a secagem e introdução da droga no mercado consumidor. A repressão provocou aumento da importação da droga oriunda do Paraguai, o que também fez crescer a apreensão do entorpecente vindo do país vizinho. Muçambê, nome dado à operação, é uma planta do Sertão comumente usada para tratar problemas pulmonares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Polícia prende em flagrante homem que mantinha em sua roça desmanche de carros em Campo Formoso (BA)

Policiais Civis, em cumprimento a mandado de busca e apreensão, representado pela polícia …