Opção ‘Não Me Perturbe’ já tem quase 3 milhões de pedidos para bloqueio de ligações de bancos

A plataforma Não Me Perturbe — que permite aos consumidores bloquear chamadas de instituições financeiras e correspondentes bancários que oferecem crédito consignado — registrou 2.933.115 solicitações de bloqueios de ligações indesejadas de bancos e afins, de 2 de janeiro de 2020 (quando o sistema foi criado) até 26 de abril de 2022, segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Ainda de acordo com a entidade, os pedidos de bloqueio feitos para todas as instituições financeiras somaram 2.289.375 registros (78,1% do total).

A maioria dos pedidos foi feito por clientes da Região Sudeste (53,56%). A Região Sul foi responsável por 18,12% das solicitações, seguida por Nordeste (14,48%). Centro-Oeste (10,39%) e Norte (3,44%).

A fim de reduzir o número de reclamações contra ligações indesejadas, os bancos rejeitam propostas de contratação de empréstimo consignado enviadas por correspondentes bancários em nome de consumidores cadastrados na plataforma, diz a Febraban.

A entidade também dá dicas para a contratação de crédito de forma segura. Confira as orientações:

– Antes de contratar o produto, peça uma simulação

– Nunca decida com pressa

– Desconfie de propostas exageradas

– Não faça depósitos antecipados para receber o empréstimo

– Nunca assine nada sem ler

– Em caso de devolução de crédito consignado por arrependimento ou contratação não solicitada, procure os canais de relacionamento do banco e nunca faça depósitos em contas de terceiros.

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