OMS declara pandemia de novo coronavírus

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, nesta quarta-feira (11), que a epidemia de covid-19, que infectou mais de 110 mil pessoas em todo o mundo desde o final de dezembro, pode ser considerada uma “pandemia”.

“Consideramos que a covid-19 pode ser caracterizado como uma pandemia”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva em Genebra, na Suíça.

“Consideramos, então, que a Covid-19 pode ser caracterizada como uma pandemia”, afirmou.

O chefe da OMS estimou que, “nos próximos dias e semanas”, o número de casos, mortes e países afetados aumentará. A organização voltou a pedir aos países, porém, que atuem para “conter” a epidemia, que já matou mais de 4.000 pessoas no mundo inteiro.”Devemos ser mais agressivos”, insistiu Tedros Adhanom Ghebreyesus, enfatizando que essa “pandemia” pode “ser controlada”.

Aparecido em dezembro na China, o coronavírus afeta todos os continentes, exceto a Antártica, e atrapalha a vida cotidiana e econômica em um número crescente de países. “O Irã e a Itália estão na linha de frente, estão sofrendo”, disse o diretor-executivo do Programa de Emergência da OMS, Michael Ryan, assegurando que outros países enfrentariam a mesma situação.”No momento, no Irã, há escassez de aparelhos respiratórios, de oxigênio”, completou ele.

O diretor-geral da OMS afirmou que “o Irã está fazendo seu melhor”.”Eles precisam de muito equipamento. Estamos tentando mobilizar mais apoio ao Irã”, frisou. (AFP).

Fechado para comentários

Veja também

Policlínica Municipal oferta ações educativas em alusão ao mês de conscientização do autismo em Petrolina (PE)

O mês de abril é dedicado à conscientização do Autismo em todo o mundo. Assim, a Prefeitur…