OMS adverte que risco de pandemia por coronavírus é ‘muito real’

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta segunda-feira que a “ameaça de uma pandemia” do novo coronavírus, que já contaminou mais de 110.000 pessoas no mundo, “se tornou muito real”.

“Agora que o coronavírus se espalhou para muitos países, a ameaça de uma pandemia se tornou muito real. Mas seria a primeira pandemia da história que poderia ser controlada”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus durante uma coletiva de imprensa em Genebra.

“Não estamos à mercê do vírus” porque “as decisões que tomamos podem influenciar a trajetória” da epidemia, disse ele.

“Mesmo se a chamarmos de pandemia, ainda podemos controlá-la”, estimou, insistindo: devemos lembrar que, com uma ação rápida e decisiva, podemos retardar o coronavírus e prevenir novas infecções”.

O diretor-geral da OMS lançou outra mensagem de esperança, dizendo que “a maioria” dos infectados se recuperará. Assim, dos “80.000 casos relatados na China”, berço da epidemia, “mais de 70% se recuperaram”, detalhou.

Aparecido em dezembro na China, o coronavírus afeta todos os continentes, exceto a Antártica, e atrapalha a vida cotidiana e econômica em um número crescente de países.(AFP).

Fechado para comentários

Veja também

Mais um crime: Jovem de 24 anos é executado a tiros no bairro São Joaquim em Petrolina (PE)

O número de homicídios em Petrolina (PE) têm crescido no mês de abril. Um jovem de 24 anos…