Odacy participa de entendimento entre produtores do Pontal e Codevasf

0

odacy

Após quase três horas de reunião, iniciada por volta das 15h, os produtores que ocupavam desde o começo da manhã desta segunda-feira, (21), a sede da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) em Pernambuco, em Petrolina, decidiram deixar as dependências do órgão. Um entendimento foi construído tendo a participação do deputado estadual Odacy Amorim, do PT, convidado pelos produtores para ajudar nas negociações da pauta apresentada ao órgão federal.

A solicitação principal foi a não interrupção da água para as 20 comunidades e cerca de 2 mil famílias que residem e trabalham em áreas da região do Pontal. “A Codevasf assumiu o compromisso de não interromper o fornecimento de água das adutoras como as do Gavião, de Cristália que vai até as Almas; e a de Uruás que beneficia Atalho e Cruz de Salinas”, disse Odacy.

Um dos primeiros sinais de entendimento entre os manifestantes e os agricultores foi a garantia da Codevasf de iniciar os estudos para a construção de uma adutora de água bruta para a região, atendendo os produtores e suas áreas plantadas. A reunião foi com o superintendente regional da Codevasf, Luciano Albuquerque, juntamente com parte do corpo técnico da Companhia.

“A ideia é fazer um projeto de uma adutora de água bruta para garantir a irrigação ao logo do canal. Essa foi uma intermediação importante”, avaliou Odacy. O deputado também abordou o futuro dos agricultores inseridos no programa Pontal Sequeiro com os pulmões verdes. A ação é desenvolvida pela Codevasf para os agricultores que ficaram sem a área irrigada do Pontal.

“São áreas de sequeiro que foram feitas para a irrigação de culturas utilizadas para a ração animal. A concessão foi para cinco anos e fizemos um pleito durante a reunião para aumentar esse tempo de concessão para quarenta e cinco anos, assim como foi dado à empresa vencedora da licitação do Pontal. A Codevasf ficou de analisar e nos dá retorno”, reiterou o deputado.

Outras reivindicações apresentadas na pauta na reunião entre os produtores e a Codevasf, foram a emissão de títulos do lotes e a implantação de outros projetos irrigados para as comunidades.

“São projetos importantes que a gente conseguiu construir junto com os produtores. Teve também a decisão para a formação de um grupo de trabalho que ficará encarregado de resolver essas pendências do sistema irrigado da região”, concluiu o deputado Odacy Amorim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Deputado Fernando Filho afirma que se Miguel decidir ser candidato a Governador de Pernambuco,  terá todo o apoio do grupo

Apesar de correr  nos bastidores da política que o prefeito  Miguel Coelho vai disputar o …