Odacy levará Comissão de Saúde da Alepe a apoiar ampliação de ações da Apami em Petrolina

0

odacy

Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Odacy Amorim, PT, se colocou à disposição do médico Augusto Coelho, presidente da Apami (Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e Infância), entidade filantrópica mantenedora do Hospital Dom Tomás, para ampliar os serviços da instituição na região. O Hospital que está em construção, vai tratar pacientes com câncer de Petrolina e de municípios localizados num raio de 300 Km de distância da maior cidade do sertão pernambucano.

Numa conversa com Dr. Augusto durante visita às obras do Hospital Dom Tomás, Odacy se comprometeu em levar para o âmbito da Comissão de Saúde da Alepe, as reivindicações da entidade que atua há 67 anos no sertão do São Francisco.

“Vamos conversar com o governo do estado, pois um dos pedidos de Dr. Augusto Coelho, foi solicitar aumento de repasses para que a Apami amplie o atendimento à população. Com o teto ampliado, o atendimento irá melhorar consideravelmente no Centro de Oncologia Dr. Giuseppe Muccini, uma das unidades administradas pela Apami com finalidade de atender pacientes com câncer”, citou o parlamentar.

Dr. Augusto lembrou na conversa com o deputado que numa visita à Petrolina, o governador Paulo Câmara e o secretário de Saúde, Iran Costa, se interessaram em apoiar de alguma forma o trabalho da Apami no tratamento do câncer e na obra do Dom Tomás e que o aumento no repasse é uma forma de apoiar o trabalho.

Outra ajuda importante para os pacientes atendidos pelo Centro de Oncologia seria a chegada do serviço de radioterapia. A ação foi relatada pelo presidente da Apami que também pediu a intervenção de Odacy através do Colegiado que preside na Alepe.

“São muitas curas e casos de prolongamentos da vida e com a radioterapia se evitaria deslocamentos para o Recife, tornando o tratamento menos desgastante”, frisou Augusto Coelho. O Centro de Oncologia atende média de 1200 paciente mês.

Hospital Dom Tomás – Um dos maiores desafios da Apami diz respeito à construção do Hospital Dom Tomaz, que deverá oferecer uma gama de serviços a pacientes com câncer. O Hospital fará o trabalho preventivo, passando pela realização de exames, até mesmo os tratamentos mais complexos como cirurgias, quimioterapia e radioterapia. A iniciativa conta com o apoio da sociedade regional, que de alguma forma já auxilia através de ações como a doação através do serviço de telemarketing. A ideia da instituição é que os atendimentos de saúde da Apami passem a ser concentrados na unidade após construída.

“O desafio é aumentar a estrutura sem perder qualidade. Implantar o hospital é uma meta, para que as pessoas com câncer disponibilizem de todos os serviços aqui e não tenham que sair para se tratar fora”, enfatiza um dos médicos da entidade, Luiz Gustavo Mendes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Petrolina (PE): Idosa de 96 anos com fratura no fêmur aguarda cirurgia de urgência no Hospital Universitário

A idosa Ananda Simão de Lima, de 96 anos de idade, fraturou o fêmur na tarde de terça-feir…