Occhi garante inicio de obra dos flutuantes para a próxima semana, prefeito Lossio diz que esse ano ainda não

flutuantes

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi  encerrou sua visita a Pernambuco no começo da noite de segunda-feira, 31, em atos ocorridos em Petrolina, no sertão do estado. Nas duas solenidades realizadas na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Occhi cumpriu a missão dada pela presidente Dilma Rousseff de anunciar investimentos federais para o estado.

Em Petrolina, a pauta principal para a região que seria a assinatura da ordem de serviço para a implantação de sistemas flutuantes no reservatório do rio São Francisco em Sobradinho-BA, ficou para outra oportunidade. O reservatório abastece a agricultura irrigada do vale, no caso de Petrolina, do perímetro de irrigação Senador Nilo Coelho.

O presidente da Codevasf, Felipe Mendes, é que deve voltar à Petrolina para dá a ordem de serviço da obra. Entretanto, Occhi deixou claro que apesar da preocupação dos produtores com a demora da chegada dos flutuantes para tranquilizar o segmento devido à redução da vazão do rio, o cronograma da obra esta dentro do previsto.

“Estamos com o prazo legal da licitação, a empresa já foi escolhida, e apenas aguardando os tramites de rotina. É por isso que estou antecipando o anuncio com a possível assinatura da ordem de serviço para ainda essa semana”, assinalou o ministro Gilberto Occhi.

O ministro afirmou que os trabalhos dos flutuantes estão dentro do prazo e que as obras já devem ser iniciadas na próxima semana. “Serão 45 dias obras a partir da ordem de serviço para garantir a segurança hídrica para os perímetros e caso haja redução no nível na barragem de Sobradinho-BA, essas obras estarão concluídas antes que isso possa afetar o trabalho de abastecimento de água”, concluiu o ministro.

Será que dar tempo?

Lossio ao contrário do que diz o ministro revelou que a obra de implantação de flutuantes não estará pronta esse ano, muito menos essa semana.

“Nós acreditamos que esse ano ainda vamos manter a irrigação bem, mas as obra dos flutuantes não ficará pronta para esse ano”, disse Lossio.

O prefeito ainda cobrou a contrapartida do governo estadual para a construção dos flutuantes.

“O governo do estado deveria pelo menos entrar com o dobro do que a prefeitura irá investir, no caso com R$ 2,5 milhões”, finalizoi

Fechado para comentários

Veja também

Máquina do Tempo: “Uma viagem ao passado através da música”