Números da Covid-19 em Pernambuco voltam a patamares semelhantes aos de março

Pernambuco tem registrado números relacionados ao novo coronavírus semelhantes aos do mês de março, antes da fase de aceleração da epidemia no estado. Em coletiva de imprensa, o secretário estadual de Saúde, André Longo, ressaltou que todos os indicadores da Covid-19 no estado estão com tendência de queda. Ele enfatizou, no entanto, que o declínio não significa relaxamento em relação à crise sanitária.

“Voltamos a patamares registrados em março, ou seja, antes da aceleração epidêmica. No entanto, esses indicadores positivos não nos permitem romper com o distanciamento social e abrir mão do uso de máscara e dos novos protocolos de convivência. Esses números são reflexos de nossas atitudes até agora, por isso, aproveito este momento para pedir um chamado à consciência de todos: já que este próximo final de semana será prolongado, por causa do feriado, é preciso que cada um seja agente de proteção”, destacou.

De acordo com o secretário, na semana passada, foram notificados 675 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), isto é, de casos suspeitos da Covid-19. O número representa uma redução de 14,2% em comparação à Semana Epidemiológica 38 (de 13 a 19 de setembro). A mesma tendência ocorreu com as mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave, onde houve uma queda de 40,1% na comparação dos 15 dias.

“O fato de não termos tido aumento de casos após o feriado de sete de setembro não nos autoriza a sermos displicentes no próximo feriado. Lavar as mãos com frequência, usar a máscara corretamente e cumprir o distanciamento social, evitando aglomerações, é uma questão de compromisso com a vida e uma demonstração de cuidado com a saúde de todos”, pontuou André Longo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Covid-19: Amazonas volta a ficar no limite do fornecimento de oxigênio

O Amazonas corre o risco de novo colapso no fornecimento de oxigênio, caso a demanda diári…