Número de curados do coronavírus cresceu aproximadamente 70% nos últimos 14 dias em Juazeiro (BA)

0

O município de Juazeiro (BA) possui nesta quarta-feira (1º), de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde do município, 699 casos confirmados da COVID-19. Mas destes, 223 pacientes já tiveram alta médica, sendo considerados curados da doença. Este número cresceu, aproximadamente, 70%, nos últimos 14 dias na cidade.

Uma dessas pacientes curadas é a jornalista Yonara Santos. Ela descobriu a doença ao participar do mapeamento do status imunológico promovido pela SESAU que incluiu a imprensa entre os profissionais testados. “Quando recebi o diagnóstico positivo tive uma mistura de sensações. Lembro de ter ficado muito nervosa e assustada. A gente vê os números crescendo todos os dias, acompanha como essa doença está sendo devastadora e teme que ela chegue até nós e às pessoas que amamos”, comentou.

Após 10 dias de isolamento domiciliar, a jornalista passou por consulta com um médico da unidade de saúde do seu bairro e recebeu alta do isolamento domiciliar. “Foi um alívio saber que consegui vencer essa doença, que infelizmente, já interrompeu tantas vidas. Agora continuo na luta contra o coronavírus, ajudando as pessoas com informações e reforçando a necessidade de respeitar todas as medidas de prevenção”, completou.

A jovem T.R., que prefere não se identificar por conta do preconceito que ainda ocorre com pessoas que contraíram o vírus, também é uma das pessoas curadas da COVID-19 em Juazeiro. Ela revela o choque ao descobrir a doença através de um teste rápido. “Como precisei continuar trabalhando na rua, imaginava que poderia contrair o vírus, mas era uma ideia ainda distante. Nunca pensamos que vai acontecer com a gente, demorei a assimilar, fiquei assustada no início, mas com o passar dos dias do isolamento fiquei mais tranquila”, relata ela que teve sintomas leves e recebeu alta esta semana. “Quando recebi alta fiquei feliz por ter superado o período de isolamento, mas a sensação ainda é de muita preocupação com os outros, com minha família, meus amigos, meus vizinhos. Só quem passa por isso entende a gravidade do problema e, infelizmente, grande parte das pessoas ainda não entendeu o risco que está correndo”, disse.

Gabriel Bezerra, líder de caldeira, também faz parte dos curados da COVID no município. Ele procurou a unidade de saúde logo que apresentou os primeiros sintomas. “Fui ao postinho e foi feita a notificação como caso suspeito, fiz o teste rápido após os 10 dias e foi confirmado que eu estava com a doença. Fiquei preocupado porque tenho filhos pequenos, mas felizmente meu quadro não foi grave. Recebi alta ontem, retornei ao trabalho e estou seguindo minha vida, mas ainda respeitando as medidas restritivas porque me preocupo com os outros, com meus pais, com minha família. Acho importante que as pessoas tenham consciência de que pode acontecer com qualquer um”, afirmou.

Para a secretária de Saúde Fabíola Ribeiro, ver os dados de recuperados crescendo é uma forma de incentivo para a equipe que tem trabalhado incansavelmente desde o início da pandemia. “Perceber que esses números de recuperados estão se ampliando dia a dia nos traz motivação para continuarmos trabalhando e cuidando da saúde das pessoas, pois apesar de serem dados relevantes, não são apenas números, são pessoas que têm famílias, que são importantes na vida de alguém. Pensando nisso, a gestão não tem medido esforços nessa luta, que é de todos nós, e nossa atuação é para que o vírus não se propague e para que essas curas continuem aumentando”, destacou.

Apesar desses números, a secretária pontua a necessidade de continuar com as medidas de enfrentamento ao vírus. “Mesmo com o número de curados crescendo nos últimos dias, não é hora de nos descuidarmos, precisamos continuar respeitando as medidas restritivas, o isolamento social e tomando os cuidados de higiene necessários para evitar a propagação do vírus”, concluiu. (Ascom)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Bombeiros resgatam cobra que estava presa em tanque de carro, em Juazeiro (BA)

No domingo (06), um motorista levou seu carro até o quartel do 9° Grupamento do Corpo de B…