Nova CNH entra em vigor em junho; veja o que muda

Os motoristas não precisam procurar o Detran para realizar a troca do documento. O novo padrão da CNH será distribuído para os condutores a partir de 1º de junho para quem renovar sua habilitação, adicionar uma nova categoria, pedir revisão de dado impresso, solicitar a segunda via de documento e para quem tirar a carteira de motorista pela primeira vez.

O novo modelo aproxima a carteira de motorista brasileira com o padrão internacional, com sua identificação impressa em português, inglês e francês. O documento conta com a adoção de padrões de segurança contra falsificações, como o uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta.

O QRCode, que permite ao motorista ter acesso à Carteira Digital de Trânsito (CDT), via aplicativo, segue impressa no verso do documento.

Novas cores

O visual da nova CNH traz a predominância das cores verde e amarelo, e um novo local para a assinatura do motorista, logo abaixo da foto. O documento contará com um quadro com silhuetas de veículos, indicando as categorias para as quais cada motorista está habilitado marcadas nesse quadro.

Logo abaixo da tabela de categorias estará o quadro de observações, para informar eventuais restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada. Ainda constará no novo design se a CNH é temporária (concedida a novos motoristas) sendo identificada com a letra P no canto superior direito, ou se é definitiva, identificada com a letra D.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Portaria dispensa uso de máscara nas unidades do INSS

Foi publicada nesta terça-feira (24), no Diário Oficial da União, a portaria que dispensa …