No Dia Nacional da Voz, Fonoaudióloga de Petrolina faz alerta sobre alguns cuidados

0

Nesta terça-feira (16) é comemorado o Dia Nacional da Voz. Uma data que tem como objetivo alertar a população sobre os cuidados necessários com a voz, já que as alterações podem ser sinal de várias doenças, como o câncer de laringe.

Profissionais que utilizam a voz diariamente, como jornalistas, cantores, atores, entre outros, precisam e, geralmente, estão mais atentos aos cuidados básicos com a saúde vocal. Mas, o restante da população tende a negligenciar ou desconhece a dimensão dos efeitos negativos que os excessos com a voz podem causar para a qualidade de vida.

Então, é preciso ficar atento aos sinais de alerta, que estão associados à tosse frequente, alterações no timbre, dificuldade em colocar a voz, pigarro e rouquidão com frequência.

Entre os cuidados necessários para evitar algum tipo de problema com a voz estão: manter uma alimentação equilibrada, rica em fibras e proteínas; beber bastante água e praticar exercícios físicos; evitar gritar em excesso, e em tom agudo; falar pausadamente; não fumar; não abusar de bebidas gasosas e dormir bem.

De acordo com a fonoaudióloga da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), Mila Ferreira, a voz revela muita coisa sobre a pessoa, inclusive como está a sua saúde, além do seu estado psíquico e emocional.

A saúde vocal preventiva, de aperfeiçoamento ou de reabilitação, faz parte do trabalho dos fonoaudiólogos. “Na UPAE/IMIP de Petrolina, por exemplo, nós começamos a ofertar terapia de voz e a procura tem sido bem interessante”, relata a profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Polêmica: ‘Pulmões do mundo são os oceanos, não a Amazônia’, diz Mourão

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, rebateu, nesta quinta-feira (22), os come…