‘Não sabia nem o que era o SUS’, diz ministro da Saúde em lançamento de campanha

0

Em cerimônia que marcou o lançamento da campanha do Outubro Rosa de 2020, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, declarou só ter tomado conhecimento sobre o que é o SUS (Sistema Único de Saúde) “neste momento da vida”.

“Eu não sabia nem o que era o SUS. Eu passei a minha vida sendo tratado em instituição pública do exército, vim conhecer o SUS a partir deste momento da vida e compreendi a magnitude dessa ferramenta que o Brasil nos brindou”, disse o ministro.

General do Exército, Pazuello asssimiu a pasta em maio deste ano, no meio da crise sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus. Primeiro como interino, após a queda de dois ministros, Nelson Teich e Henrique Mandetta. Depois, em setembro, foi efetivado no cargo.

Apesar da declarada recente intimidade com o SUS, o ministro fez questão de elogiar a ferramenta segundo ele, dá ao país a “capacidade de ser referência nos combates de muitas doenças no Brasil”, além de ter sido essencial no combate à pandemia.

Sobre o Outubro Rosa, o ministro destacou a importância do sistema para o tratamento de mulheres com câncer de mama. “O SUS garante essa assistência integral para os pacientes de câncer. Existem deficiências pontuais, mas se você olhar o todo, realmente é uma missão bem muito conduzida”, completou Pazuello.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Juazeiro (BA): Guarda Municipal Civil recupera bicicleta furtada em frente farmácia

A Guarda Municipal de Juazeiro (BA), recuperou a bicicleta que foi furtada na noite de últ…